Festa de Iemanjá foi sucesso em Ilhabela

reuniu moradores e visitantes

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 07/02/2019

Festa de Iemanjá foi sucesso em Ilhabela

Foto: @ensaioemilhabela

Moradores locais e visitantes de diversas cidades, como São Sebastião e São Paulo, participaram da homenagem à orixá

 

A 1ª Festa de Iemanjá foi um verdadeiro sucesso, de acordo com a pasta responsável. Uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), o evento reuniu moradores do arquipélago e visitantes de diversas cidades, como São Sebastião e São Paulo, na Praia do Oscar, região Sul, no último sábado (2).

Uma das participantes, Noemi Petarnella, falou sobre a necessidade da festa se tornar parte do calendário oficial do município, uma iniciativa confirmada pela Administração da Secretaria de Cultura. “Saravá povo do axé. Vamos fazer a solicitação com o Executivo e Legislativo para que o Dia de Iemanjá seja um evento oficial da cultura de nossa cidade. Agora é a hora”, falou.

Já a Mãe Cajamburê (Sandra), do Ilê Axé Ventos de Oxalá, destacou a emoção que tomou conta de todos na Praia do Oscar. “Aos meus olhos, foi um verdadeiro sucesso. Um evento magnífico. Só tenho a agradecer a Deus, aos orixás, ao prefeito Márcio Tenório, e o secretário Beto que proporcionaram a realização desse evento. Foi um momento de todas as histórias, foi uma confraternização emocionante”, disse, emotiva.

A Festa de Iemanjá reuniu diversas casas e adeptos da umbanda, candomblé e outras religiões de origem africana. Entre as casas participantes estavam: Pai Osvaldo de Oxalufan, Pai Jorge (Ilê Axé Odé Ibojinan), Mãe Rita (Ilê Axé Iemanjá), Pai Marco (Kwe Oni Nifa Saluba), Pai Júlio (Ilê Alaketu Oyá Ewe ó Omo), Pai Thiago (Oxaguian e Caboclo Arapongas), Pai Edson (Pai João das Matas), Mãe Patrícia (Ilê Axé Iemanjá Sessu), Mãe Sandra (Ilê Axé Ventos de Oxalá Caboclo Águia Branca), Ogã Alabe Márcio Sella, Ogã Matheus Sella e Ogã Marcinho Sella (Grupo de Ogã Afro Ilu Aye Ilhabela).

“Agradeço a confiança do prefeito Tenório em nos proporcionar a realização deste momento tão especial. Ressaltamos que a Administração respeita todas as religiões e manifestações culturais, feitas com muito carinho por toda a equipe da Cultura e da Fundaci. Deixo meus cumprimentos ao Pedro Vercelino, que tanto colaborou para a promoção dessa bela homenagem à Iemanjá”, destacou o secretário de Cultura, Adalberto Henrique da Silva Lopes, o Professor Beto.

Os festejos para Iemanjá seguiram até o final da noite e resultaram em uma escolinha de Ogãs, com pessoas advindas de diversas casas do município.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo