Comtur discute andamento dos projetos

Reunião extraordinária nesta terça

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 13/02/2019

Comtur discute andamento dos projetos turísticos de Ilhabela

Temas como mobilidade urbana, sustentabilidade e meio ambiente foram pauta da reunião

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) realizou uma reunião extraordinária, na manhã de terça-feira (12), para deliberar sobre o andamento econômico dos projetos de 2019 e 2020.

Na ocasião, foi apresentado o planejamento dos programas e projetos de ecoturismo, mobilidade urbana, gestão do turismo, empreendedorismo, sustentabilidade e regulamentação. Os membros do Comtur debateram sobre o atual andamento do cronograma, que engloba o desenvolvimento de obras, capacitação de serviços, eventos, transportes, promoção e legislação. “Estamos no caminho certo, a reunião foi extensa e muito proveitosa, pois teve grande participação, sanou dúvidas e mostrou a direção que o turismo está seguindo”, falou o secretário executivo do Conselho, Sidney Covas.

A mobilidade urbana foi amplamente discutida pelo conselho. O chamamento para modais compartilhados, como bicicletas, patinetes e carro elétrico, foi colocado em pauta, assim como o projeto do ônibus turístico. Já o aquabus terá a possibilidade de operar na travessia de pedestres no canal até ser inserido como transporte aquaviário no município.

A questão do saneamento também recebeu grande atenção do Comtur. Por isso, uma comissão irá participar do desenvolvimento da campanha de marketing sobre conscientização dos atrativos da cidade, sem deixar de se preocupar com a balneabilidade das praias, um dos atuais problemas que tem afetado o turismo. “Precisamos expor sim os problemas de forma que sejam solucionados, o grito da população fez com que todos os projetos de saneamento tivessem progresso”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini.

Outro assunto debatido foram as despesas com eventos. O orçamento gasto em shows e festivais diminuiu significativamente no ano passado em relação ao anterior. “Em 2017, recebemos da gestão passada uma herança de licitações em mais de R$ 21 milhões. Em 2018, baixamos esse valor para aproximadamente R$ 14 milhões”, explicou Fazzini.

Ainda foram abordados temas como a regulamentação de aluguel de casas de hospedagem e o turismo de um dia, que colaboram para o overtourism, bem como problemas de segurança e a baixa no setor hoteleiro. A premissa já vem sendo estudada pelo Consórcio Intermunicipal Turístico Circuito Litoral Norte, que está desenvolvendo ações para frear o turismo predatório e promover a qualidade do segmento.

“A Administração tem pensado em sustentabilidade para todos os projetos, para que o turismo se auto desenvolva socialmente, economicamente e, o principal, ambientalmente”, disse o prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório.
O próximo encontro do Conselho Municipal de Turismo está marcado para o dia 12 de março.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo