Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela

Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

Operação Praia Limpa encontra tartaruga

Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela

Operação Praia Limpa encontra tartaruga centenária e retira 170kg de lixo do mar em Ilhabela

Durante a ação, equipe recolheu materiais como vasos sanitários, pneu, ventilador, plástico, madeira, materiais elétricos, entre outros

 

A Operação Praia Limpa segue pelo mar de Ilhabela realizando ações para a conscientização e retirada de lixo do oceano. No último final de semana, sábado (16) e domingo (17), foram efetuadas blitzes marítimas, com abordagem de embarcações para distribuir folders educacionais e sacolas retornáveis ecológicas, além de mergulho para retirada de resíduos submarinos e limpeza de costeiras e píeres.

A equipe encontrou no mar materiais como vasos sanitários, pneu, ventilador, lâmpada, cabos e fios, materiais de pesca, plástico, garrafas de vidro, garrafa térmica, latas, ferro, isopor, tampinhas de plástico e ferro, madeira e lixos orgânicos. Ao todo foram retirados 170kg de lixo do mar.

“O Projeto Operação Praia Limpa está em ação para retirar o máximo de lixo possível do mar, porém cada indivíduo deve fazer a sua parte. Levando em conta que a maioria do lixo encontrado no mar é lixo doméstico. Nesse período de chuva constante que estamos enfrentando no Litoral Norte de São Paulo, todo lixo que está nas ruas é levado pela força da água para córregos e vão parar no mar, por isso pequenas ações podem colaborar com o nosso ambiente e ajudar na preservação dos animais”, ressalta a bióloga marinha, Roberta Gomes.

Enquanto uma parte da equipe realizava a coleta de resíduos no fundo do mar, outra parte fez um mutirão pela praia do Engenho D’Água e Santa Tereza recolhendo o lixo da superfície e areia.

Na manhã de sábado equipe da Operação Praia Limpa prestigiou o projeto do Instituto Supereco, no píer da Figueira, em São Sebastião.

 

Animais encontrados

Durante a ação do final de semana, a equipe da Operação Praia Limpa encontrou duas tartarugas, uma morta e outra debilitada.

A tartaruga que estava morta era da espécie Dermochelys Coriácea, conhecida como tartaruga gigante. Ela é a maior espécie de tartaruga marinha, e utiliza a costa brasileira para alimentação e reprodução. Essa espécie vive em média de 200 a 300 anos.

“A tartaruga gigante está criticamente ameaçada de extinção devido à intensa coleta de seus ovos e captura acidental, que acontece por conta de redes fantasmas, que são redes de pescas abandonadas ou perdidas no mar”, explica a bióloga.

Já a tartaruga verde, da espécie Chelonia Mydas, foi encontrada com vida, mas muito debilitada. Os bichos foram levados até a praia do Engenho D’Água, e o Instituto Argonautas foi chamado para fazer a remoção das espécies.

Na manhã de segunda-feira (18), a equipe do Instituto Argonautas informou que a tartaruga verde resgatada apresentava sinais de fraqueza, estava caquética e com infecção no sistema digestivo, e apesar de ter sido resgatada viva e levada para a Unidade de Estabilização do Instituto Argonauta, em São Sebastião, não resistiu e infelizmente veio a óbito.

Segundo o Instituto, tartarugas juvenis são comuns na região e diversas são as causas de ocorrência da mortalidade, tais como o impacto com embarcações de recreio e de pesca, interação com pesca (redes e anzóis) e a ingestão de lixo.

Todos os resíduos retirados pela Operação Praia Limpa são registrados, pesados e destinados ao Aterro Municipal de Ilhabela.

A Operação Praia Limpa tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e das empresas Concessionária Chevrolet Veibras, Macboot, Rádio Ilhabela FM, ABLM, Instituto Supereco e KR Turismo.

Para conhecer mais sobre o Projeto Operação Praia Limpa, visite o facebook: https://pt-br.facebook.com/operacaopraialimpa/.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela

ilhabela@tudoemilhabela.com.br

http://

Comentários

Voltar ao Topo