Centro de Referência do Idoso

Prefeito anuncia estudos de implantação

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 28/03/2019

Prefeito de Ilhabela anuncia estudos para implantação do Centro de Referência do Idoso

 

O anúncio foi feito durante a abertura da 1ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa no município

 

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, anunciou que a Administração está estudando a implantação do Centro de Referência do Idoso, e também do Residencial de Longa Permanência no município. O anúncio foi feito na noite dessa quarta-feira (27), durante abertura da 1ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa de Ilhabela, com a temática: “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, no auditório do Paço Municipal.

O Centro de Referência permitirá ampliar ainda mais o acolhimento já oferecido à população idosa, que terá nesse novo espaço, atendimento especial de equipes multiprofissionais. Hoje no arquipélago, o público da melhor idade representa cerca de 10% da população.

Já o Residencial, é uma indicação proposta pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa, que o Executivo pretende atender e por isso já realiza estudo para sua concretização, assim como o Centro de Referência. O Residencial, propiciará a estadia de longa duração, pensado para suprir a demanda existente e oferecer qualidade de vida.

Com apoio da Administração, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, a Conferência é uma promoção do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Ilhabela, tem o objetivo diante dos desafios do crescente envelhecimento da população brasileira neste século, congregar representações de todo o País para, além de avaliar a efetividade das ações em execução, discutir e propor iniciativas efetivas.

A proposta é buscar por medidas que garantam os Direitos Fundamentais da Pessoa Idosa, como Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Assim como, Políticas Públicas promovidas pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, assegurando os Direitos Fundamentais da Pessoa Idosa, para garantir um envelhecimento digno, sem qualquer forma de discriminação, de violência e de violação dos Direitos Humanos da pessoa idosa. E também, iniciativas para o fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa na efetivação dos Direitos Fundamentais, das Políticas Públicas e do seu controle social.

O presidente do Conselho, Francisco Goes, elogiou o apoio do Executivo para a realização da 1ª Conferência. “É dessa forma, unindo esforços, que buscaremos alternativas que possam atender os idosos, proporcionando ações que assegurem direitos e combatem a desigualdade”, enfatizou.

A vice-prefeita, Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza – Gracinha Ferreira, ressaltou ser uma honra participar desse momento e ter a oportunidade de atender reivindicações antigas do segmento. “Essas iniciativas que priorizam a ampliação do trabalho de atendimento a pessoa idosa são importantes para, inclusive, evitar o adoecimento, uma vez que estimula a prevenção”, destacou.

O prefeito lembrou que a Conferência dá início ao ano do idoso, que prevê a realização de diversas atividades direcionadas aos idosos, a serem desenvolvidas durante o ano. Sobre o anúncio dos novos projetos em estudo, destacou que a atual gestão estimula a participação popular, referindo-se a indicação da criação do residencial de permanência pelo Conselho da Pessoa Idosa.

“Muitas ações já são realizadas em Ilhabela, buscando cada vez mais melhorar a qualidade de vida dos nossos idosos. E buscar um projeto de excelência que servirá para os próximos 30 anos”, concluiu Tenório.

Também fizeram parte da mesa de trabalhos a representante da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, Shirley Cunha; o vereador Gabriel Rocha e o representante dos idosos, Valentin Gill.

A Conferência continua nesta quinta-feira (28), das 8h30 às 17h, no auditório do Paço Municipal, com a realização de palestras, grupos de trabalhos e atividades culturais.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo