Projeto “Pequenos Leitores”

novo ciclo de formação em Ilhabela

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 05/04/2019

Projeto “Pequenos Leitores” tem novo ciclo de formação em Ilhabela

Projeto contempla 100 títulos de livros para cada unidade escolar do ensino infantil

 

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, realizou durante esta semana, um novo ciclo de formação do projeto “Pequenos Leitores”.

As formações foram ministradas para a equipe técnica da Secretaria de Educação, diretores, coordenadores e professores. “A cada ciclo, somos orientados em como trabalhar em sala, como direcionar, incluir e incentivar a leitura. Além das formações, começamos a receber os livros cedidos pelo projeto. Serão entregues cerca de 100 livros por unidade escolar de educação infantil”, declarou a secretária de Educação, Ana Paula dos Santos.

O projeto foi bem recebido e elogiado pelo magistério da rede municipal. “Está sendo maravilhoso! Como professor do município tenho gostado muito dos encontros formativos. A Cidade Educadora também passa pela Sociedade Leitora”, disse o professor Fernando Miyashiro, docente na E.M. Terezinha de Jesus Ferreira.

Já para a professora Raquel Acácio, “o projeto insere a criança no mundo da leitura com qualidade. O olhar sobre a leitura vai ser visto muito além das letras e ilustrações, priorizando a magia e o encantamento que existem neste mundo maravilhoso da leitura de diversas formas. O professor se vê com uma nova ferramenta para experimentar e se aperfeiçoar neste mundo por meio do projeto”.

A formação terá duração de dois anos e irá envolver a equipe técnica da Secretaria de Educação, diretores, coordenadores e professores da educação infantil. Após o curso espera-se a mudança de concepção e prática dos educadores, a leitura na educação infantil como o entendimento da importância da leitura para as crianças, qualificação da leitura e a garantia da leitura nas escolas.

 

Sobre o projeto “Pequenos Leitores”

Pequenos Leitores é direcionado à formação de educadores que atuam na Educação Infantil com crianças de três a cinco anos, com o objetivo de contribuir com as escolas da rede municipal na ampliação da compreensão sobre sua função na formação de leitores e na promoção da leitura de qualidade na rotina das crianças dessa faixa etária.

Lançado em 2013, o projeto gratuito já passou por cinco municípios do Estado de São Paulo e impactou cerca de dez mil crianças, professores e gestores de escolas públicas.

Ao longo de dois anos serão desenvolvidas, em Ilhabela, ações de formação, por meio de encontros presenciais e acompanhamentos a distância. A inciativa é destinada à equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, aos diretores escolares, aos coordenadores pedagógicos e aos professores de Educação Infantil.

Todas as atividades do projeto giram em torno dos livros infantis, da importância da leitura no desenvolvimento da criança, dos planos de leitura em sala de aula e das medidas a serem tomadas nas escolas, e no município como um todo, com vistas à efetivação da leitura literária como um direito de todas as crianças. Além da formação, as escolas recebem acervos de livros criteriosamente selecionados e analisados para o uso com as crianças em sala de aula.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo