Alunos da rede municipal de Ilhabela

Visitam o Centro de Referência Animal

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 09/04/2019

Alunos da rede municipal realizam visita no Centro de Referência Animal de Ilhabela

Posse responsável foi o tema principal da visita

 

O seu melhor amigo precisa de cuidados especiais! Por isso, a Prefeitura de Ilhabela, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, proporcionou aos alunos da E.M. José Benedito de Moraes, nos dias 4 e 5 de abril, uma visita muito especial no Centro de Referência Animal (CRA).

Os alunos puderam conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo CRA. “O Centro de Referência Animal tem feito um constante trabalho de educação na posse responsável de animais. No ano passado, realizaram palestras em escolas, explicando todos os cuidados necessários para quem tem ou quer ter um animal de estimação. Além disso, somos modelo nos cuidados com a causa animal”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

A posse responsável vem sendo tema de ações do CRA nas escolas do município, que visa orientar as crianças e suas famílias sobre a grande responsabilidade que devemos ter com os bichos. “Por meio da educação continuada, menos animais serão soltos nas ruas, diminuindo a transmissão de doenças, proliferação de dejetos animais e diminuição da procriação descontrolada. Dessa forma, a população tem condições para melhorar a relação do ambiente em que vivem. Esperamos que essa experiência seja gratificante para todos os envolvidos e que realmente as crianças absorvam o conteúdo e levem para a vida delas”, explicou Fabrizia Polimeno Bonesso, médica veterinária do CRA.

Os alunos foram acompanhados e recepcionados pelos funcionários do Centro de Referência Animal, que explicaram o funcionamento da unidade, a rotina, o canil, o gatil, tiraram dúvidas e ainda realizaram um passeio com um cão. “Nas escolas, trabalhamos muito com a autonomia das crianças, com a responsabilidade que cada um deve ter acerca do meio ambiente ou colaborando com as atividades da casa e da escola. Ter um bichinho é uma responsabilidade: é preciso alimentar, limpar, levar ao veterinário, ministrar remédios, brincar e dar carinho. É triste ver animais nas ruas sendo abandonados e maltratados. Essa vivência no CRA é muito importante para evitarmos essas situações”, disse a secretária de Educação, Ana Paula dos Santos.

 

O Centro de Referência Animal

O Centro de Referência Animal de Ilhabela está localizado em uma área de cerca 600 metros quadrados, na Barra Velha. A unidade conta com canil, gatil, baia, raio-X, centro cirúrgico, recepção, três consultórios, sala de pré e pós-operatório.

Atualmente o CRA presta um inquestionável e relevante serviço público no município, oferecido à comunidade sem qualquer tipo de exclusão, aderindo ao conceito de que Saúde Animal é também Saúde Pública, promovendo a importância dos cuidados com os animais, a seriedade do controle populacional (cirurgia de castração), vacinação, verminoses, zoonoses e maus-tratos.

Representantes de muitas cidades têm visitado o espaço, referência para toda a região do Litoral Norte, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Estado de São Paulo, e até mesmo no Brasil, o CRA registra números que impressionam e são símbolos de um dos serviços mais aclamados pela população de Ilhabela.

Entre as ações realizadas estão o atendimento clínico médico veterinário, cirurgia de castração, microchipagem, vermifugação, cirurgias ortopédicas e oncológicas, dispondo também dos exames de imagem como raio-X, ultrassonografia e eletrocardiograma.

Além disso, prossegue durante todo o ano com a vacinação antirrábica e ações da campanha de adoção em parceria com a Associação Protetora dos Animais de Ilhabela “Apailha”.

A unidade de saúde animal realiza também campanhas de “Doação de Sangue Animal” e o “Outubro Rosa Pet”.

O Centro de Referência Animal de Ilhabela vê seus números crescerem nos últimos anos. Em 2016 foram registrados 4.999 procedimentos. Um ano depois, em 2017, foram contabilizadas 7.472 ações. Já em 2018, esse número quase triplicou, em comparação com 2016: foram 13.158 procedimentos catalogados.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo