Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela
Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

Ação Lixo Marinho realiza palestra

Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela

Ação Lixo Marinho realiza palestra de educação ambiental na Ilha de Búzios

Comunidade de 100 moradores recebeu equipe, que fez mutirão de limpeza e falou sobre o descarte correto do lixo

 

Segunda maior ilha do arquipélago de Ilhabela, a Ilha de Búzios abriga uma comunidade caiçara com cerca de 100 pessoas. Localizada a aproximadamente 15km ao Leste da Ilha de São Sebastião, os moradores de lá vivem da pesca e do artesanato.

A região da Ilha de Búzios possui uma vida marinha fascinante, com tartarugas, raias e uma variedade grande de peixes. Sabendo da importância de preservar o local, a Ação Lixo Marinho, realizada pela empresa Operação Praia Limpa, foi até a comunidade, na semana passada, realizar a palestra “Impacto da Poluição Marinha nas Comunidades Tradicionais”.

A atividade faz parte do cronograma de ações que a Ação Lixo Marinho vem desenvolvendo desde fevereiro, junto com a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com o intuito de conscientizar a maior quantidade de pessoas sobre o descarte correto do lixo.

Crianças e adultos receberam a equipe com empolgação e ouviram, atentos, sobre produtividade na pesca, influência do lixo e seus impactos na pesca e no turismo, alternativas para descarte e armazenamento correto do lixo e perda de renda para os moradores. “A comunidade nos recebeu muito bem e o mais importante, recebeu as informações que levamos com atenção. Eles sabem que o impacto na vida deles pode ser grande se não diminuir a quantidade de lixo no mar. Isso os prejudica diretamente, já que a maior fonte de renda deles é a pesca”, disse o diretor da Operação Praia Limpa, Rogério Vieira Lima Muniz.

Além da palestra, foi feito um mutirão de limpeza pela trilha, onde foram recolhidos garrafas pet, material de pesca e plástico. Foram deixadas para os moradores ecobags, com o intuito de reduzir o uso das sacolas de plástico.

“Os moradores relataram como o lixo marinho vem afetando a pesca e consequentemente a renda deles. Dar a palestra para essa comunidade foi uma troca de experiência muito rica, tanto para a equipe da OPL, quanto para a comunidade”, relatou o Engenheiro Ambiental, Kelvin Teixeira, que esclareceu as dúvidas dos moradores.

A Ação Lixo Marinho, realizada pela empresa Operação Praia Limpa teve início em fevereiro e segue até o final do mês de abril, pelo mar e nas comunidades tradicionais conscientizando pescadores e ocupantes das embarcações sobre o descarte correto do lixo, realizando palestras e mergulhos para a coleta de lixo submerso.

A ação Lixo Marinho, realizada pela empresa Operação Praia Limpa é contratada pela Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e recebe o apoio institucional das empresas Concessionária Chevrolet Veibrás, Macboot, Rádio Ilhabela FM, ABLM, Instituto Supereco e KL Ambiental – Engenharia e Consultoria.

 

Para conhecer mais sobre o Projeto Operação Praia Limpa, visite o Facebook: https://pt-br.facebook.com/operacaopraialimpa/.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela

ilhabela@tudoemilhabela.com.br

http://

Comentários

Voltar ao Topo