Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela

Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

Prefeito anuncia início do processo

Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela

Prefeito anuncia início do processo para construção do Centro Caiçara da Baía de Castelhanos

Anúncio foi feito durante reunião com a nova diretoria da Associação Amor Castelhanos

 

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, anunciou o início do processo para construção do Centro Caiçara da Baía de Castelhanos, na tarde de terça-feira (7), durante reunião com a nova diretoria da Associação Amor Castelhanos, juntamente com a vice-prefeita, Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza – Gracinha, secretários municipais e equipe técnica da Administração.

 

O complexo, carinhosamente chamado pelo chefe do Executivo de Vila do Caiçara, será composto por posto de saúde, escola municipal, quadra esportiva coberta, espaço comunitário e receptivo turístico, alimentado por energia fotovoltaica, com gerador no caso de falta de energia e sistema de tratamento de efluentes e de esgoto por biodigestores. Uma obra que será executada com toda sustentabilidade, com madeira de reflorestamento certificada; com tijolo e reboco de solocimento e utilização de água de reúso (água de chuva).

 

Na ocasião, o prefeito recebeu a nova diretoria da Associação, presidida pelo empresário Wanderlei Valério dos Santos, o “Alemão”, e expôs algumas das ações já concluídas para a melhoria das Comunidades Tradicionais, assim como obras em execução e processos em andamento.

 

Entre as ações, antigas e importantes reivindicações dos moradores da Baía, além da construção do Centro Caiçara, a instalação, na Praia Mansa, do gerador de gelo (máquina para produção de gelo), com aquisição de gerador de energia sustentável, com capacidade suficiente para abastecer esse maquinário, assim como alimentar a elevatória de esgoto e a escola local.

 

Também foi discutido o andamento da criação de cooperativa que prevê o recebimento dos pescados das comunidades, executando o processo para ‘filetar’, embalar e armazenar o peixe, possibilitando a comercialização, inclusive em atendimento a merenda escolar do município.  

 

Aproveitando a presença da Associação, o prefeito ainda assinou ordem de serviço para início do programa Morar Melhor, que concede ajuda de custo, de até R$10 mil, por meio de um cartão magnético que permite a retirada de materiais nas lojas credenciadas, visando a melhoria das habitações populares em Comunidades Tradicionais, através de reforma.

 

Os representantes de Castelhanos comemoraram o sucesso da reunião. “Realizamos uma reunião muito importante para o futuro da nossa comunidade.  Todas as necessidades e projetos que reivindicamos há mais de dez anos hoje foram prontamente atendidos pelo nosso prefeito de uma forma rápida e prática que nunca antes havíamos visto”, declarou Alemão, presidente da Amor Castelhanos, que fez questão de ressaltar que ao longo desses dois anos nunca deixaram e acreditar no prefeito. “Temos certeza que daqui em diante as coisas vão começar a acontecer na nossa comunidade”, finalizou.

 

Em sua fala o chefe do Executivo destacou estar feliz em estar prefeito e ter a oportunidade de trabalhar por melhorias que podem mudar a vida dos moradores das Comunidades Tradicionais. “Estamos honrando compromisso que assumimos com essas comunidades, levando projetos e executando ações importantes para assegurar ainda mais qualidade de vida à população”, enfatizou Márcio Tenório.

 

Também participaram do encontro os secretários Rogério De Lucca (Planejamento Urbano, Obras e Habitação), Ana Paula dos Santos da Silva (Educação), Osvaldo Julião (Saúde), Maria Salete Magalhães (Meio Ambiente), Nilce Signorini (Desenvolvimento e Inclusão Social) e Luiz Gustavo de Oliveira (Desenvolvimento Econômico e do Turismo); o presidente da Comissão Técnica das Comunidades Tradicionais (CTCT), o arquiteto Julio Secco; os membros da Associação Amor Castelhanos, Angélica Souza e Arlindo Souza e o consultor de pesca da Associação, Guilhermo Denaro; o consultor técnico Marcos Pineda e funcionários de carreira das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento e Inclusão Social.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela

ilhabela@tudoemilhabela.com.br

http://

Comentários

Voltar ao Topo