Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela

Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

Congada da Festa de São Benedito

Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela

Congada da Festa de São Benedito e Semana da Cultura Caiçara são sucesso em Ilhabela

As festividades contaram com programação religiosa e cultural

 

A realização das maiores manifestações culturais e folclóricas de Ilhabela, a Congada da Festa de São Benedito e da XIX edição da Semana da Cultura Caiçara, foi sucesso de público de quarta-feira (15) a domingo (19). O evento, uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, e apoio da Associação Cultural dos Congueiros de Ilhabela, da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci) e da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso, movimentou o arquipélago durante os dias de celebração.

Com vasta programação religiosa e cultural, com apresentações teatrais e de danças tradicionais, exposições e grandes shows de artistas de renome nacional, como Naiara Azevedo e a dupla Carreiro e Capataz, as festividades, além de fomentar o turismo, priorizaram o resgate da cultura e as raízes caiçaras, contribuindo para que a mais tradicional manifestação cultural do arquipélago não desapareça da história.

A Festa da Congada de São Benedito e Semana da Cultura Caiçara ocorre no terceiro final de semana do mês de maio e é considerada uma grande manifestação de devoção e fé ao santo, bem como um momento de agradecimento pelas graças alcançadas. Durante a programação, elementos como a casa caiçara de pau-a-pique, fogão à lenha, objetos antigos, lendas e outros, foram apresentados para que, quem não conhecesse, pudesse ter um pouco de acesso à cultura caiçara.

 

Congada da Festa de São Benedito

A manifestação da Congada baseia-se em enredo no qual pai e filho disputam o direito de louvar São Benedito. Ao som de atabaques e marimbas, a apresentação da Congada reúne falas, danças e cantos e narra a desavença entre dois grupos: os fidalgos do Rei de Congo, que é o pai; e o exército do Embaixador de Luanda, que é o filho. Os fidalgos do Rei são chamados também de “Congos de Cima”, vestem-se de azul e são considerados “cristãos”. Já os integrantes do exército do Embaixador podem ser chamados de “Congos de Baixo”, usam vermelho e rosa e são considerados “pagãos”. As danças são divididas em três “bailes”, que misturam dança, encenação e diversas recitações.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela

ilhabela@tudoemilhabela.com.br

http://

Comentários

Voltar ao Topo