Semana de Vela: Lars Grael

abre ciclo de palestras no Race Village

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 11/07/2018

Semana de Vela: Lars Grael abre ciclo de palestras no Race Village

Medalhista olímpico e bicampeão mundial reuniu 200 pessoas no espaço que receberá moradores e turistas ao longo do mês com shows, cinema, exposições e ciclo de palestras

 

O medalhista olímpico e bicampeão mundial de Vela, Lars Grael,  exemplo de superação, resiliência e persistência, além de disciplina, força de vontade e garra, abriu no domingo (8), no Race Village, no Centro Histórico de Ilhabela, o ciclo de palestras dentro da 45ª Semana de Vela.

Em pouco mais de uma hora de explanação para um público estimado em 200 pessoas, o velejador contou sobre a influência da família no esporte, as dificuldades no início de sua carreira na vela, as conquistas das duas medalhas de bronzes olímpicas (Seul/1998 e Atlanta/1996), da luta pela vida após o acidente em 1998 – quando um iate colidiu com seu barco decepando sua perna direita –, e como deu a volta por cima, encontrando motivação para ultrapassar as barreiras provocadas pela deficiência física e voltar a ter uma vida produtiva, tanto como esportista quanto  em sua vida pública em prol do fomento esportivo.

“Uma palavra que resume minha trajetória é persistência. Entre o meu primeiro título mundial, como proeiro de Snipe com meu irmão Torben, e o segundo, como timoneiro de Star com o Samuca (Samuel Gonçalves), passaram-se 32 anos. Então, quando era menos provável dar certo (já competia com uma perna amputada), a persistência mostra sua importância. É fundamental, quando temos um sonho na vida, lutar por ele, persegui-lo. Não há garantia que vai dar certo, mas só assim, acreditando e batalhando, a gente pode transformar um sonho em realidade. O título em 2015 foi uma realização pessoal em termos de superação”, declarou o velejador, no encerramento de sua palestra.

Lars Grael empresta seu nome para a escola municipal de vela que ensina os fundamentos da modalidade para 200 crianças, além de contar com equipes de competição. Isso tem gerado frutos para o futuro da modalidade no arquipélago. “Iniciamos a parceria com a cidade em 2002, com o Projeto Navegar. E aqui tudo se desenvolveu com tal intensidade que ganhou força própria. Hoje, a escolinha municipal tem o meu nome, mas eu apenas represento muitos outros velejadores e é do povo de Ilhabela. Acompanhar sua estrutura e funcionamento é motivo de orgulho. Voltar para cá, um lugar que tão bem me acolhe e acolhe o nosso esporte, é sempre uma alegria e satisfação”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini, durante a abertura do evento, falou sobre a importância da interação com grandes ídolos do esporte. “Eu, caiçara e velejador de Ilhabela, e o Beto (José Roberto de Jesus, secretário de Esporte e Lazer), contemporâneo do Lars Grael na classe Tornado, temos grande orgulho em receber um dos maiores nomes da vela nacional e internacional. O intuito é trazer de volta para Ilhabela o conceito de Race Village, integração entre comunidade, turistas e velejadores. Traremos temas do meio náutico e isso vai ocorrer ao longo do mês com intensa programação de palestras”.

 

Palestras

Além de Grael, também estarão presentes ao ciclo de palestras, o navegador Amyr Klink, o paraquedista Luigi Cani, os velejadores João Hackerott, Juliétty Tesch e Juca Andrade, os jornalistas Carol Barcellos e Clayton Conservani, entre outros convidados dentro da  Flai (Feira Literária de Aventura de Ilhabela).

Com o tema “Você Pode Voar”, o paraquedista Luigi Cani será o palestrante do próximo  dia 21. No dia seguinte, 22, o navegador Amyr Klink ministrará a palestra “Expedições”. O velejador João Hackerott tratará de meteorologia no dia 24, enquanto Arlaine Francisco e Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista, abordarão o tema “As baleias e golfinhos de Ilhabela”, no dia 25.

Os velejadores Juliétty Tesch e Juca Andrade se encontrarão com o público nos dias 26 e 27, com as palestras “Os ventos que trouxeram um mar de oportunidades e vitórias” e “A Travessia Azul: De Ubatuba à Cape Town a bordo de um pequeno veleiro”, respectivamente. No dia 28, será a vez dos jornalistas Carol Barcellos e Clayton Conservani e seus “Desafios Extremos”.

 

Programação

Dia 21 – Sábado
18h30 –”Você Pode Voar”, com o paraquedista Luigi Cani, na Flai (Feira Literária de Aventura de Ilhabela)

Dia 22 – domingo
18h30 – “Expedições”, com o navegador Amyr Klink

Dia 24 – terça-feira
18h30 – Palestra com o velejador João Hackerott sobre meteorologia

Dia 25 – quarta-feira
18h30 – “As baleias e golfinhos de Ilhabela”, com Arlaine Francisco e Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista

Dia 26 – quinta-feira
18h30 – “Os ventos que trouxeram um mar de oportunidades e vitórias”, com a velejadora Juliétty Tesch

Dia 27 – sexta-feira
18h30 – “A Travessia Azul: De Ubatuba à Cape Town a bordo de um pequeno veleiro”, com o velejador Juca Andrade

Dia 28 – sábado
18h30 – “Desafios Extremos”, com os jornalistas Carol Barcellos e Clayton Conservani, na Flai (Feira Literária de Aventura de Ilhabela)

 

Serviço: Toda programação é gratuita e começa sempre a partir das 18h30.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo