Viveiro aborda “Alimentação Saudável"

durante visitas de alunos de Ilhabela

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 05/09/2019

Viveiro de Ilhabela aborda “Alimentação Saudável” durante visitas

Como parte de uma série de atividades em prol do ecossistema e vida saudável, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, segue trabalhando com a promoção da educação ambiental, objetivando a prática da alimentação saudável.

De acordo com a pasta responsável, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) informam que o uso de agrotóxicos e outras substâncias químicas matam 193 mil pessoas no mundo por ano. Segundo os órgãos, a melhor saída para reduzir a morte por agrotóxicos é o estímulo à produção sustentável de alimentos.

Uma pesquisa, divulgada em 2017, pela Market Analysis, mostra que, apenas 15% da população brasileira consome produtos orgânicos e que o maior empecilho para o consumo desses alimentos é o preço, além da dificuldade de acesso aos produtos (pesquisa disponível em: prefeitura.sp.gov.br, acessada em agosto).

Visando incentivar o consumo de alimentos mais saudáveis, o Viveiro Municipal Aroeira, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, desenvolveu uma horta modelo. Foi elaborado um projeto piloto de “horta em casa”, com uso de materiais acessíveis e descartáveis, como garrafas PET (polietileno tereftalato) e caixotes.

Implantada no início do ano, a horta, segundo divulga a pasta responsável, expandiu, aumentou sua produção e agora doa mudas de hortaliças para crianças da rede pública de ensino, em parceria com a Secretaria de Educação. Além dos assuntos já comumente abordados pelos funcionários do Viveiro quando recebem visitas de alunos, o tema “Alimentação Saudável” está sendo amplamente difundido.

A Secretaria de Meio Ambiente ressalta ainda que graças a recente reforma, o Viveiro agora oferece mais segurança para os visitantes e colaboradores. Entre as principais mudanças, destacam-se: construção de muro de contenção, revisão e manutenção da rede elétrica, implantação de corrimão e parapeito, reforma da escada, pintura do prédio, aquisição de eletrodomésticos, acessibilidade, ampliação do telhado, implantação de sistema de captação e reúso de água, melhoria na estrutura dos banheiros, asfaltamento da área frontal do prédio, melhoria na estrutura da cozinha e estruturação do escritório.

Entre as hortaliças cultivadas pelo Viveiro Municipal destacam-se: rúcula, couve-flor, alface americana, pimenta, sálvia, orégano e maria-pretinha (Solanum americanum).

O site especializado em saúde Minhavida (disponível em: minhavida.com.br, acessado em setembro), indica que ter uma alimentação saudável é fundamental para que as funções do organismo funcionem de forma equilibrada.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo