Diversidade de atrações garante

quase 100% de ocupação em Ilhabela

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 17/10/2019

Diversidade de atrações garante quase 100% de ocupação em Ilhabela no feriado de 12 de outubro

Fotos: Divulgação/PMI

Festival de Aves, Festival Sustenta, Mundial de Snipe e cerimônias de casamento estão entre os fatores da grande ocupação da rede hoteleira, que chegou a 92,8% no final de semana de 11 a 13. Atividades de Birdwatching prosseguem durante todo o mês

Unir belezas naturais, riqueza de fauna e flora a diversidade de eventos é uma das receitas do sucesso de Ilhabela como destino turístico em 2019. Uma prova concreta está na ocupação da rede hoteleira do município, que atingiu a marca de 92,8% no final de semana de 11 a 13 de outubro. Esse índice representa aumento de 10,2% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Associação Comercial local.

Além das atividades de praia e mar, Ilhabela preparou uma agenda variada para os turistas que aproveitaram o feriado de 12 de outubro para viajar. O Festival de Aves, o Festival Sustenta e o Mundial de Snipe ajudaram a movimentar a cidade que, além de Capital da Vela, também é reconhecida como um dos destinos preferidos dos noivos. Somente no final de semana, o arquipélago do Litoral Norte, foi palco de seis cerimônias de casamento.

Os próximos finais de semana prometem continuar quentes na ilha. E não apenas pelas altas temperaturas da primavera 2019. O Festival de Aves de Ilhabela prossegue até o final de outubro, com intensa programação espalhada pela cidade, com palestras, minicursos, fam-trips, cinema, oficinas e atividades infantis. A ação, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo visa promover a Observação de Pássaros (Birdwatching) como nova modalidade turística.

 

O Festival de Aves de Ilhabela é mais um passo no caminho de posicionar o município como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Para isso, prepara estrutura para receber os turistas de Birdwatching no Parque Estadual, que ocupa 85% do território da ilha. Serão construídas seis torres dentro do espaço de preservação da Mata Atlântica, além de outras iniciativas que fazem parte do convênio assinado entre a Prefeitura e a Fundação Florestal. A meta é que os visitantes tenham a oportunidade de observar, fotografar e catalogar espécies como o Tiê-sangue, símbolo da Mata Atlântica, Tangará, Papagaio-moleiro – eleita a ave símbolo da ilha, a Coruja-preta, ou a Jacutinga. Os dois primeiros passeios para observação de pássaros foram realizados neste final de semana, no Parque das Cachoeiras e na Fazenda Engenho D’Água.

“Ilhabela tem muito a oferecer para todo o tipo de turista e o ano inteiro. Investimentos como estes em atividades como Birdwatching fortalecem nosso posicionamento para promover não só o ecoturismo, mas também o turismo sustentável e de base comunitária. Vale lembrar que estamos capacitando moradores locais para o trabalho como guias e estruturando iniciativas para promover a culinária caiçara, por exemplo”, informa Bianca Colepicolo, secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, lembrando que o turismo histórico também entrou em pauta, com o tour realizado na Fazenda Engenho da Toca, na manhã do domingo (13).

Final de semana cheio, com Sustenta e Snipe – Além do Festival de Aves, Ilhabela recebeu Festival Sustenta no sábado e domingo (12 e 13) na Fazenda Engenho D’Água. Com pegada sustentável, o evento abordou temas como empreendedorismo, economia circular e compartilhada, energias renováveis, alimentação inteligente, cidades autossuficientes, estilo de vida saudável e bem-estar, além de práticas corporais, shows, concertos meditativos, oficinas infantis e uma praça de alimentação vegetariana.

O esporte também marcou presença com a decisão do Mundial de Snipe, que terminou com dobradinha brasileira. Henrique Haddad e Gustavo Nascimento foram campeões com apenas um ponto de vantagem para Alexandre Paradeda e Gabriel Kieling. Paradeda é também coordenador da Escola de Vela Lars Grael, em Ilhabela.

Programação do Festival de Aves

 

Sexta-feira (18)
17h – Palestra Aves do Parque Estadual de Ilhabela, por Maria Inês (gestora do Parque)

18h – Palestra ‘Aves do meu quintal – parte1’ (Sobre paisagismo funcional e placas que atraem aves para uso em quintais e jardins, de casa, pousadas e chácaras, por Márcia Farias)

19h- Palestra ‘Aves pelágicas – o conhecimento de um profissional renomado’ (Fabio Olmos apresenta o universo das aves de mar aberto, falando das raridades que frequentam o litoral brasileiro)

20h – Palestra ‘Fotografia de aves – fotografar na natureza’, Silvia Linhares fala sobre sua experiência de fotografar mais de 1500 espécies brasileiras

21h – Cine no Píer – Mostras sobre observação e conservação (vídeos e filmes sobre aves e natureza)

24h – Fam-Trip ‘Saída Pelágica – Plataforma’ (Viagem de 2 dias para reconhecimento aos principais destinos de observação em mar aberto)

Sábado (19)
7h – Passarinhar nas trilhas de Ilhabela – Parque das Cachoeiras (Passeios abertos de observação de aves, com a guia Vilma)

14h – Atividades infantis ‘Trabalho de educação com tema de aves’, por Silvia Paraty

15h – Palestra ‘Aves do meu quintal – parte 2’ (Paisagismo funcional e placas que atraem aves para uso em quintais e jardins, de casa, pousadas e chácaras, por Márcia Farias)

16h – Palestra ‘Observação e comunidade’ (Como a observação de aves pode contribuir com o desenvolvimento sócio ambiental, por Daniel Cywinky)

17h – Palestra ‘Reintrodução e monitoramento’ (Conheça o trabalho da ASM Cambaquara na conservação de quatro diferentes espécies nativas da Ilha  – Papagaio-moleiro, Tiriba, Tucano-do-bico-verde e Periquito-rico, por Silvana Davino)

18h – Palestra ‘Observação e conservação’ (Como birdwatching contribui com a conservação, quais os benefícios e impactos? Quais as boas práticas do observador de aves, por Marco Silva)

19h – Palestra ‘Aves da minha Escola 1’ (Apresentação de um trabalho de educação com o tema das aves de Paraty, por Silvia Paraty)

20h – Cine no Píer – Mostras sobre observação e conservação (vídeos e filmes sobre aves e natureza)

Domingo (20)
7h- Passarinhar nas trilhas de Ilhabela (Visita técnica ASM Cambaquara, com Silvana Davino)

14h – Atividade infantil ‘Aves da minha escola 2’ (Apresentação de um trabalho de educação com o tema das aves de Paraty, por Silvia Paraty)

14h – Minicurso ‘Ilustração de aves’ (Oficina de ilustração de aves com Cristiane Gardim – Técnica de esferográfica)

16h – Palestra ‘Guia internacional, como iniciar?’ (Turistas estrangeiros tem uma grande exigência com relação aos guias de observação. Iniciar uma carreira nem sempre é fácil. Marco Silva apresenta sua recente experiência e dá algumas dicas a quem desejar começar)

17h – Relatos ‘Observação pelágica’ (Mesa redonda com os participantes do Fam-trip)

Segunda-feira (21)
8h – Atividades escolar – Oficina de ilustração de aves com técnica de esferográfica, por Cristina Gardim

9h – Minicurso ‘Jardim de beija-flores’ (Como atrair beija-flores para seu jardim sua varanda ou seu quintal? O que plantar e como construir bebedouros, por Zaga)

Sexta-feira (25)
8h – Fam-Trip Saída Pelágica (Viagem de reconhecimento aos principais destinos de observação em mar aberto, para Alcatrazes)

8h- Palestra ‘Fotografia embarcada’ (Octavio Campos Salles fala sobre a prática fotográfica embarcada, na busca por espécies pelágicas nos mares de Ilhabela)

18h00 – Aves de Alcatrazes: Projetos ICMBio em Alcatrazes, com Mayra Rocha

19h – Minicurso ‘Oficina de Fotografia’ (Os Irmãos Mello trazem sua oficina de fotografia com dicas para fotógrafos avançados e iniciantes)

21h – Cine no Píer – Mostras sobre observação e conservação (vídeos e filmes sobre aves e natureza)

Sábado (26)
7h – Vem passarinhar – Trilha Bananal (Passeios abertos de observação de aves, com Giulia D’Angelo e Sidney)

14h – Atividade infantil ‘Desenhando passarinho com esfero 1 (Formas e técnicas de desenho com a esferográfica pela artista Birgitte Tümmler)

14h – Minicurso ‘Oficina de Tratamento de Imagem’ (Ao longo de 10 anos, os Irmãos Mello foram se especializando em técnicas de tratamento digital de imagens e tornaram-se referência no Brasil. Nessa oficina apresentam as mais importantes ferramentas e suas dicas para melhor resultado)

16h – Palestra ‘Observação para Iniciantes’ (Como se iniciar no mundo da observação de aves? O que é preciso, quais equipamentos, livros e guias, por Giulia D’Angelo)

18h – Minicurso de guia de observação – parte 1 (orientações importantes para o profissional e para o trade, por Marc Egger)

20h – Cine no Píer – Mostras sobre observação e conservação (vídeos e filmes sobre aves e natureza)

Domingo (27)
7h – Minicurso de guia de observação – parte 2 – Fazenda Engenho D’Água, por Marc Egger

14h – Atividade infantil ‘Desenhando passarinho com esfero 2’ (Formas e técnicas de desenho com a esferográfica pela artista Birgitte Tümmler)

15h – Palestra ‘Observação Avançada’ (O que diferencia um observador experiente do iniciante? Técnicas de observação, história natural, comportamento das aves, uso de equipamentos, por Giulia D’Angelo)

Segunda-feira (28)
8h – Atividade Escolar A Arte da esferográfica e ilustração escola Paulo Renato, por Birgitte Tümmler)

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo