Outubro é marcado por capacitações

no trade turístico de Ilhabela

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 24/10/2019

Outubro é marcado por capacitações no trade turístico de Ilhabela

Todas as ações visam a qualidade nos serviços prestados

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, proporcionou diversas capacitações para o trade turístico de Ilhabela durante o mês de outubro, a fim de preparar esse grupo para o mercado e para a temporada que logo se inicia.

Sebrae

Através do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que também está atuando na capacitação interna da pasta e apoio a integração e requalificação das atividades de geração de emprego e renda, trabalhou-se o desenvolvimento de características do comportamento empreendedor e identificação de novas oportunidades de negócio.

Está em andamento uma turma de Empretec, uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU), considerado um dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo. Promovida em cerca de 40 países, voltada para o desenvolvimento de características do comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócio. Também foi realizada uma “Oficina de Formalização”, destinada a potenciais empresários que já tem uma ideia de empreendedorismo ou que já iniciou o seu próprio negócio e querem formalizá-lo. Este tema aborda como regulamentar o negócio próprio, bem como os direitos e deveres para a formalização. Explicando aspectos legais, de forma rápida e prática, também apresentados as vantagens e os benefícios da formalização e o risco da informalidade. Orientações ainda foram passadas de como transformar o seu negócio em um empreendimento lucrativo, competitivo e sustentável.

A oficina faz parte do programa “Começar Bem”, que auxilia empreendedores na realização de uma ideia de negócio ou quem já têm experiência em trabalhar por conta própria. A segunda oficina do programa, “Ganhe Mercado” está prevista para o dia 4/11.

Profissionalização

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e o Parque Estadual, apoiaram a realização do segundo curso de capacitação de guia condutor pela AJI- Associação dos Jipeiros de Ilhabela, o curso destinou-se à capacitação de donos de agências de turismo e motoristas, para que possam atender melhor aos turistas que visitam o arquipélago.

Neste curso, foram dadas as explicações da importância da capacitação, com visão da gestora do turismo, metas, projetos, preservação, manutenção e recuperação da qualidade ambiental. Condições de desenvolvimento socioeconômico, proteção dos ecossistemas da Fundação Florestal e Parque Estadual de Ilhabela, o que é um guia condutor de turismo, suas responsabilidades e atribuições também serão trabalhados.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo também apoiou a capacitação de condutores náuticos para Alcatrazes em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O objetivo do curso foi capacitar os condutores de passeios náuticos para um melhor aproveitamento e dinamização destes passeios, com foco na preservação da fauna e flora local. Alcatrazes promete ser um novo atrativo de sucesso nessa temporada, está previsto para acontecer na Vila, dias 6,7 e 8 de dezembro, a Abertura da Temporada de Mergulho, também em parceria com ICMBio e operadoras de Mergulho.

Desenvolvimento de novos produtos

Investindo em conhecimento e em novos tipos de turismo, Ilhabela sai na frente com o Festival de Aves, se posicionando, criando estrutura e investindo em capacitação em Birdwatching para receber mais turistas do Brasil e do Mundo.

Cultura também é foco durante esse mês. Alunos do curso de guia turístico da ETEC e membros da Associação de Monitores e Guias de Ilhabela, preparam a comercialização do Tour Histórico Cultural, que será um novo produto ofertado a partir de novembro.

Esta ação é fruto de um trabalho entre as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cultura, ETEC e Associação de Guias e Monitores. A arqueóloga Cintia Bendazoli capacitou um grupo de monitores que montaram os roteiros. Iniciado pelo Centro Histórico da Vila, em seguida, a Fazenda Engenho D’Água e a Fazenda Engenho da Toca.

Equipe

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela lançou um grande programa de desenvolvimento local para o biênio 2019/2020, além das atividades do Sebrae, tem participado de reuniões com especialistas como o professor Agliberto Chagas (Inovação e gestão de projetos) e o professor Pietro Parronchi (Desenvolvimento Econômico Municipal) para modernizar a estrutura de atendimento ao trabalhador e ao empreendedor e abrir novas perspectivas de negócios para além do turismo. Um dos produtos desse trabalho será o Fórum de Economia Criativa, que acontecerá dia 23 de novembro (sábado) no Paço Municipal.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo