Ilhabela disponibilizará plataforma

online para alunos da rede municipal

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 02/04/2020

Ilhabela disponibilizará plataforma online para alunos da rede municipal

Objetivo do ensino à distância é manter os alunos em ação e fornecer conteúdos educativos

Em tempo de isolamento social para achatar a curva do coronavírus (Covid-19) no arquipélago, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, irá disponibilizar vídeos produzidos por educadores aos alunos da rede municipal de ensino.

O material utilizado, que faz parte de uma parceira da Secretaria de Educação com a Futura Produções, é uma plataforma streaming com vídeos educativos, Educailhaflix. O intuito é oferecer aos estudantes vídeos educativos com temáticas diversas, até quando durar o período de distanciamento social.

De acordo com a Secretaria de Educação, a medida foi definida para evitar maior prejuízo aos alunos da rede municipal de ensino, nesse período de isolamento social. “Essa plataforma da Futura permitirá manter nossos alunos aprendendo e interagindo conosco do setor educacional. Seremos criativos para manter nossos alunos aprendendo e se desenvolvendo”, afirmou a secretária de Educação, Edina Paula Roma Teixeira.

O procedimento de repasse de informações sobre essa plataforma aos estudantes se dará de forma online. Os alunos receberão um convite para entrar na plataforma e assistir aos vídeos, mantendo, assim, contato virtual com os professores. “O conteúdo disponibilizado não será obrigatório e não substituirá as aulas presenciais, pois sabemos que muitos de nossos estudantes não têm acesso à internet, notebooks, tablets, celulares ou computadores”, explicou a Secretária Adjunta, Vilma Barreto.

O objetivo desta iniciativa, devido ao combate a Pandemia do Covid-19, é motivar as crianças e jovens a continuar aprendendo e evoluindo, independentemente de onde estejam, proporcionando também incentivo, a autonomia e o desejo pelo self-study (estudo por conta própria).

A plataforma de vídeo aulas contará com conteúdo previamente selecionado para que os estudantes consigam acessar, de forma interativa, todos os vídeos produzidos pelos educadores, que serão disponibilizados por segmentos, Educação Infantil, Ensino Fundamental: Anos Iniciais (1º ao 5º) e Anos Finais (6º ao 9º), e também para a EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Os professores irão aderir de forma facultativa essa tecnologia, para disponibilizar aos alunos vídeo aulas relacionados às suas disciplinas e adequados as séries de seus estudantes, como por exemplo: contação de histórias, temas em diversas áreas do conhecimento, indicação de filmes que podem ser assistidos online, músicas, livros para downloads, web sites com atividades interativas, e muito mais!

A Futura Produções é uma empresa local que desenvolve tecnologia para diversos clientes do Brasil, que concretizou essa nova plataforma devido a necessidade de manter os estudantes em ação e proporcionar conteúdos que agreguem em sua educação, e também com o intuito de ajudar as escolas públicas da cidade de Ilhabela.

Alexandre Zarich, fundador da empresa, também falou sobre a plataforma. “Trabalhar com a Secretaria de Educação de Ilhabela desta forma nos inspira a criar muito mais tecnologia, praticar cidadania e fazer com que os estudos de nossas crianças e jovens continuem, mesmo em tempos de pandemias. A Plataforma da Futura pode ser disponibilizada de forma rápida e eficiente a qualquer outra cidade que se interesse”.

 

Presenciais suspensas

As aulas presenciais em Ilhabela, assim como ocorre nas demais cidades do estado de São Paulo e do país, estão suspensas atendendo orientações de órgãos e profissionais de saúde e governos, com o objetivo de preservar a segurança e saúde dos alunos e familiares e para conter a disseminação da doença no município. A previsão é que as aulas presenciais serão retomadas no dia 27 de abril.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo