Semana Internacional de Vela

Coloca Ilhabela no mapa do turismo

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 26/07/2018

Investimento na Semana Internacional de Vela coloca Ilhabela no mapa do turismo de inverno

Hotéis atingem 95% de taxa de ocupação. Sete mil pessoas acompanharam o show do Paralamas do Sucesso e expectativa é chegar a 100 mil visitantes até o fim do mês

 

Como é tradicional há 45 anos, Ilhabela é ‘invadida’ por velejadores, familiares, amigos e turistas durante a Semana Internacional de Vela. Em 2018, contudo, essa escala subiu de tom. Apenas no primeiro final de semana da mais tradicional competição náutica do Brasil e a maior da América Latina, o Race Village – espaço de convivência instalado no Centro Histórico – recebeu mais de 15 mil pessoas. Na noite desta segunda-feira (23), sete mil pessoas acompanharam o show do Paralamas do Sucesso. Segundo dados da Associação Comercial, a ocupação da rede hoteleira bateu na casa dos 95%. São números que colocam a cidade no mesmo patamar de destinos tradicionais de inverno do Brasil no mês de julho, como Campos do Jordão.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini, acrescenta dados relevantes. “Importante salientar que nesse mesmo período no ano passado, a ocupação dos quartos de hotel girava em torno de 70%. Agora, além dos 95% totais, especificamente nas classes A e B, atingimos 100% da capacidade da rede hoteleira nos primeiros dois dias da Semana de Vela de Ilhabela”, revelou, lembrando que a estrutura montada para divulgação contribuiu para esse sucesso. “Recebemos as maiores emissoras de TV aberta do Brasil, como Globo, Band, Record, SBT e Rede TV!, além de outros veículos importantes”, disse.

Computando os números da presença de turistas na abertura da principal competição náutica da América Latina, Fazzini reforça a confiança em superar as metas estabelecidas pela Administração Municipal. “A nossa expectativa é de chegar aos 50 mil visitantes no período da Semana de Vela de Ilhabela e 100 mil em todo o município durante o mês de julho”, avaliou. Na conta do secretário, entram os dados da 45ª Semana de Monotipos, entre 7 e 9 de julho, competição que reuniu 200 barcos, mais de 300 velejadores em 20 classes, e levou oito mil pessoas para a ilha e o Ilhabela Boutique Boat Show, realizado na segunda semana do mês.

“Nosso objetivo é fazer bem feito e em alto padrão para mostrar o potencial de Ilhabela e atrair parceiros. O investimento da Administração para este mês é de R$ 4 milhões e os resultados estão aparecendo. Vários empresários já entraram em contato interessados em participar do mês náutico de 2019. Além de promover os campeonatos, ampliamos o Race Village, um espaço de convivência entre moradores, velejadores e turistas com atrações gratuitas”, comentou Fazzini, que trouxe nomes como Lars Grael e Amyr Klink para concorridas palestras.

O secretário salientou que o investimento para o mês de julho visa consolidar efetivamente Ilhabela como a Capital Nacional da Vela. Por isso, além da Semana de Monotipos e Semana de Vela, a cidade sediará eventos esportivos de âmbito nacional e internacional, como os campeonatos brasileiros de Hobie Cat (outubro) e Optimist (janeiro de 2019), além do Mundial de Snipe (outubro de 2019).

 

O sucesso dos Paralamas

A banda Os Paralamas do Sucesso levou cerca de sete mil pessoas ao Race Village na noite de segunda-feira (23). Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone apresentaram o show “Sinais do Sim”, nome de seu último trabalho, lançado em 2017. Além de músicas novas, o trio fez a festa do público na ilha, que cantou junto sucessos como “Meu Erro”, “Alagados”, “Uma Brasileira”, “Lanterna dos Afogados”, entre outros. Para encerrar, o clássico “Óculos”.

A programação do Race Village desta quarta-feira (25), começa às 18h, com o Boletim Meteorológico, com João Hackerott. Na sequência, às 18h30, será a vez da Palestra “As baleias e golfinhos de Ilhabela”, com Arlaine Francisco e Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista. Para encerrar a noite, a Orquestra Jovem de Ilhabela e Orquestra Popular de Ilhabela se apresentará no palco instalado no palco do Centro Histórico.

 

Regatas

As regatas da Semana de Vela recomeçam nesta quarta-feira (25), e o Race Village conta com estrutura e tecnologia para fornecer, em terra, imagens ao vivo e as informações das disputas no mar. As posições dos barcos são transmitidas para um telão no espaço instalado no Centro Histórico, mostrando a evolução em tempo real (por meio de localização monitorada por satélite). Dois especialistas em vela, Ricardo “Kadu” Baggio e Murillo Novaes, explicam cada detalhe das provas ao público. Para quem preferir obter as informações direto no computador, tablet ou smarphone, basta acessar o link: http://www.spotagora.com/svilhabela18.

 

Cinema

A sala de projeções segue recebendo público de todas as idades nas manhãs, tardes e noites até o final do mês. O cinema do Race Village apresenta lançamentos mundiais e campeões de bilheteria nacionais e internacionais. Em função da parceria com a Paris Filmes, são exibidos títulos como ‘Extraordinário’, ‘O Castelo de Vidro, `Fala sério, mãe!’, ‘Eu só posso imaginar’, ‘Por trás dos seus olhos’, a nova versão de ‘Dona Flor e seus dois maridos’, entre outros. A entrada é grátis e as sessões começam nos seguintes horários: 10h, 12h, 14h20, 16h30, 18h50 e 21h10. A novidade é a inclusão de uma sessão extra diariamente, às 23h20.

 

Michelangelo

Instalada próxima ao Race Village, no Centro Cultural da Vila, a exposição “A Beleza na escultura de Michelangelo” é uma atração diferenciada na cidade. Reúne obras como estátuas, bustos e relevos em gesso, produzidos a partir dos originais do artista italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte ocidental. A entrada é grátis e está aberta ao público de segunda a quinta-feira, das 9h às 18h, e de sexta a domingo entre 9h e 22h.

 

Turismo

Ilha marítima localizada no Litoral Norte do Estado paulista, Ilhabela é um paraíso para o turismo. Reúne belezas naturais como as 40 praias, distribuídas em 130 quilômetros de costa, e montanhas cobertas por vegetação nativa, uma das maiores reservas de Mata Atlântica do planeta. Em sua natureza exuberante se espalham várias cachoeiras. Conta com aconchegantes pousadas e hotéis e mantém um agitado calendário esportivo, cultural e gastronômico o ano inteiro.

 

Programação Completa

Race Village
Até 29 de julho – Praça das Bandeiras

Dia 25 – quarta-feira
18h – Boletim Meteorológico, com João Hackerott
18h30 – Palestra “As baleias e golfinhos de Ilhabela”, com Arlaine Francisco e Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista
20h – Orquestra Jovem de Ilhabela e Orquestra Popular de Ilhabela

Dia 26 – quinta-feira
18h – Boletim Meteorológico, com João Hackerott
18h30 – Palestra “Os ventos que trouxeram um mar de oportunidades e vitórias”, com a velejadora Juliétty Tesch
20h – Show do Chico Martins e trio

Dia 27 – sexta-feira
18h – Boletim Meteorológico, com João Hackerott
18h30 – Palestra “A Travessia Azul: De Ubatuba à Cape Town a bordo de um pequeno veleiro”, com o velejador Juca Andrade
19h30 – Premiação do Campeonato Brasileiro de C30, Sul-Americano e Regata de Equipe
20h – Show do Diogo Nogueira

Dia 28 – sábado
17h – Palestra “Antártica – entre o fim e o começo”, com o navegador Charlie Flesch na Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela
18h30 – Palestra “Desafios Extremos”, com os jornalistas Carol Barcellos e Clayton Conservani, na Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela
20h – Premiação da 45ª Semana de Vela de Ilhabela

Dia 29 – Domingo
18h – Show do Cesar Medina Music
20h – Show da Banda Brisa

 

Programação Náutica

Até o dia 28
45ª Semana de Vela Ilhabela

Até o dia 27 – Regatas com largadas sempre às 12 horas

Dia 28 – Regata com largada às 12h30

Até o dia 27
Campeonato Brasileiro da Classe C30

Hospitality Boat (escuna que leva o público para acompanhar as regatas)
Dias, 25, 26, 27 e 28 – Saída do Píer da Vila, às 11h

 

Cerimônias no Race Village

Dia 27
19h30 – Premiação do Campeonato Brasileiro de C30, Sul-Americano e Regata de Equipe

Dia 28
20h – Premiação da 45ª Semana de Vela de Ilhabela

 

Programação do Cinema
Dia 25 – quarta-feira
10h – My little pony: O filme
12h – Gaby Estrella
14h20 – Extraordinário
16h30 – Polícia Federal – A lei é para todos
18h50 – Fala sério, Mãe!
21h10 – Um perfil para dois
23h20 – Os Parças

Dia 26 – quinta-feira
10h – Uma família feliz
12h – Detetives do prédio azul
14h20 – Gaby Estrella
16h30 – Uma família de dois
18h50 – Os Parças
21h10 – A morte de Stalin
23h20 – Os Farofeiros

Dia 27 – sexta-feira
10h – Homem das cavernas
12h – Nada a perder
14h20 – Dona Flor e seus dois maridos
16h30 – Duas de Mim
18h50 – Teu mundo não cabe nos meus olhos
21h10 – Eu só posso imaginar
23h20 – Alguém como eu

Dia 28 – sábado
10h – Extraordinário
12h – Um perfil para dois
14h20 – Alguém como eu
16h30 – O que te faz mais forte
18h50 – Os Parças
21h10 – Por trás dos seus olhos
23h20 – Fala sério, Mãe!

Dia 29 – domingo
10h – My little pony: O filme
12h – Uma família feliz
14h20 – Os Parças
16h30 – Mulheres Alteradas
18h50 – O castelo de vidro
21h10 – Polícia Federal – A lei é para todos
23h20 – Fala sério, Mãe!

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo