Secretaria de Educação de Ilhabela

se reinventa para atender com qualidade

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 28/05/2020

Secretaria de Educação de Ilhabela se reinventa para atender com qualidade alunos da rede municipal de ensino

Uso de plataformas digitais, conteúdo impresso e material de apoio estão disponíveis a todos os discentes para a continuidade da aprendizagem

 

Com muito planejamento, dedicação e amor ao ensino e compromisso com a população, as escolas se reinventam todos os dias para atender os alunos da rede municipal de ensino com qualidade, neste momento de pandemia causada pela Covid-19.

A Secretaria de Educação, desde o início, tem buscado soluções de forma a mitigar os prejuízos à aprendizagem dos alunos nesse período. No início de março o calendário letivo foi ajustado com a antecipação dos recessos escolares e, no dia 4 de maio, as atividades escolares retornaram de forma não presencial.

“Estamos atuamos em três frentes: orientações e suporte às equipes escolares, oferta de aulas remotas aos alunos e apoio às famílias. Sabemos que nem todos os alunos têm acesso à internet em casa ou dispõem de smartphones, tablets ou computadores. Outra questão que devemos considerar é o número de crianças em casa com um único equipamento e cursando séries diferentes. São muitos os desafios que se colocam neste tempo de pandemia. Mas, com esforço e compromisso, buscamos diariamente soluções para garantir oportunidades de aprendizagem a todos os estudantes. Assim, para aqueles alunos que não têm acesso à internet e recursos digitais, as escolas estão oferecendo material impresso. A intenção, neste momento, é garantir que os alunos mantenham o vínculo com a escola e seus professores, possibilitando a continuidade da aprendizagem. Sabemos que diante de tantos desafios, devemos flexibilizar os processos e nos colocar sensíveis às demandas e dificuldades enfrentadas por todos” declarou o secretário de Educação. João Paulo de Souza.

Considerando o contexto do ensino remoto, as escolas elaboraram questionários e enviaram às famílias para saber sobre os recursos e materiais que cada uma dispõe para as aulas não presenciais. “Esse mapeamento possibilitou às equipes escolares decidirem sobre quais ferramentas tecnológicas utilizar de forma a atender com maior abrangência as comunidades em que estão inseridas e a identificar as famílias que receberiam material impresso. Estamos na terceira semana de aula e os alunos já estão imersos nesse processo de aulas não presenciais. Ainda temos muitos desafios e limitações impostos neste contexto de pandemia, um deles é garantir que todos os alunos da rede municipal tenham acesso ao ensino remoto, por meio digital ou físico (material impresso). As escolas, que também contam com o apoio do Projeto Toda Criança na Escola, têm desenvolvido ações conjuntas na busca ativa desses alunos, junto às famílias para identificar quais dificuldades estão encontrando” explicou a secretária adjunta, Terezinha Dias Souza.

A pasta garante que as aulas estão fluindo bem e já colhem frutos, com o envolvimento das famílias na educação das crianças. Os alunos participam efetivamente das aulas, organizam-se e criam mecanismos de estudos, orientados pelos seus professores. Roteiros de estudos são enviados por meio de aplicativos e plataformas digitais, com atividades e orientações aos alunos e família. O tempo todo são acompanhados por um professor de plantão, para tirarem dúvidas. Para os alunos que não têm acesso à internet ou aplicativos está garantido roteiro de atividades impressas. E, também o material escolar para essas crianças que, neste momento, precisam desse recurso.

Além do material pedagógico elaborado pelas escolas e da Plataforma Educailhaflix, a rede municipal conta com material pedagógico digital e fascículo impresso de orientação às famílias disponibilizado pelo Estado. “Esperamos que em breve esse momento de pandemia termine e possamos seguir com as aulas presenciais, mas, enquanto durar a quarentena, estaremos trabalhando para garantir o atendimento a todos os alunos do arquipélago”, finalizou o secretário.

Material escolar

A pasta também iniciou a distribuição do material escolar para os alunos da rede municipal de ensino. O material entregue visa suprir a necessidade dos alunos, nesse momento de pandemia. São materiais básicos para que os alunos possam acompanhar o conteúdo das aulas não presenciais.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo