Ilhabela abre comemorações em homenagem

ao Dia da Consciência Negra

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 18/11/2021

Ilhabela abre comemorações em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Fotos: Vitor Souza/PMI

Em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra, a Prefeitura de Ilhabela realizou a abertura da XIV Semana da Consciência Negra Municipal, na noite desta quarta-feira (17/11), no Parque Fazenda Engenho D’Água.

“Estou muito feliz com a realização deste evento, que valoriza e reforça a importância de discutir ações de combate ao racismo e desigualdade social no país e na nossa cidade, além de valorizar a luta do povo negro e celebrar a cultura afro-brasileira”, destacou o prefeito, Toninho Colucci.

Após a abertura, alunos do Grupo Semear de Ilhabela fizeram sua apresentação, seguido do Caixa Alta (Hip Hop) e para fechar a primeira noite do evento, o músico Deivid Soares se apresentou com a banda.

“É com muita satisfação que aceitamos este desafio e estamos empenhados em oferecer uma programação voltada a valorizar a luta do povo negro e fortalecer o processo de conscientização de seus desafios”, declarou Marquinhos Guti, secretário de Cultura.

Na ocasião, foi aberta também a exposição “Consciência Negra: Herança Cultural e Resistência”, que apresenta novos dados sobre a escravização e o tráfico de escravizados em Ilhabela, o trabalho nos engenhos de cana da cidade, a congada, a história de Eva Esperança, os cultos afro-brasileiros e os templos presentes em Ilhabela, bem como a história da Capoeira no município.

Além do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, participaram da abertura os secretários municipais Marquinhos Guti (Cultura), Luciane Leite (Desenvolvimento Econômico e de Turismo), Eloísa Colucci (Fundo Social) e Jefferson dos Santos (secretário Executivo da Fundaci); os vereadores José Pereira “Zé Preto” e Felipe Gomes; e representantes dos movimentos culturais e raciais de Ilhabela, Noemi Petarnella (Associação do Movimento Afro Descendente de Ilhabela), Silvana dos Santos “Nega da Capoeira” (Grupo Organizado Semear), Victor “Nino” Assis (Coletivo Negro Odu), Mãe Tatiana de Oyá (Sacerdotisa de Umbanda e dirigente da Casa de Baiana Eneida, Eloiza Lourenço (Amai e Coletivo Negro), além do arqueólogo e historiador Plácido Cali e Heloiza Lacerda (Soamar).

A XIV Semana da Consciência Negra é promovida pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Cultura e Fundação Arte e Cultura de Ilhabela. O evento segue até este domingo (21/11) com uma extensa programação de shows musicais, exposições, missa, feira, oficina, desfile e rodas de conversas. O objetivo do evento é promover o debate e reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.

Confira a programação completa do evento:

Quinta-Feira (18/11) – Centro Cultural da Vila

18h: Missa Inculturada Afro – Batuque Deivid Soares

20h: Wagninho – Negritude Jr

Sexta-Feira (19/11) – Parque Fazenda Engenho D’Água

17h: Feira Espaço das Pretas

18h: Oficina Cabelos Afros, Dreads e Trança

20h: Roda de conversa “O Negro na Ilha”

Sábado (20/11) – Parque Fazenda Engenho D’Água

16h: Feira Espaço das Pretas

17h: Oficina de Turbantes

19h: Roda de conversa “Empoderamento”

20h: Desfile Moda Afro

Domingo (21/11) – Parque Fazenda Engenho D’Água

13h: Feira Espaço das Pretas

16h: Oficina Pintura Facial Tribal

17h: Roda de conversa “Afroempreendedorismo”

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo