Projeto “Alunos Extraordinários”

desenvolvido por escola de Ilhabela

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 22/10/2018

Projeto “Alunos Extraordinários” é desenvolvido por escola de Ilhabela

Iniciativa tem por objetivo adotar atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas

 

Respeito, cuidado e atenção são algumas das diretrizes do projeto “Alunos Extraordinários”, desenvolvido por professores da E.M. Prefeito Eurípides da Silva Ferreira, que na semana passada levaram os estudantes em uma visita cheia de atividades no projeto “Quero Vida”, na Barra Velha.

O “Alunos Extraordinários” tem como base o livro “Extraordinário”, de R.J. Palacio, e sua versão adaptada “Somos todos extraordinários”, para o público infantil.

Percebendo na sociedade a ausência de valores coletivos, e que uma boa parcela da juventude tende a ignorar os mais experientes, e/ou pessoas com deficiências, o livro conta a história de um garoto que nasceu com uma síndrome genética, cuja seqüela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. “Ele inicia o quinto ano e tem uma missão nada fácil: convencer os colegas de que apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. Sendo assim, levamos aos idosos esse tema: respeitar o próximo nas suas limitações e diversidades, sejam elas religiosas, étnicas, sociais e entre outros”, explicou a professora e uma das idealizadoras do projeto, Carla Araújo de Freitas Aguiar.

Segundo a pesquisa dos docentes do projeto, a população no mundo está ficando cada vez mais velha e a OMS (Organização Mundial de Saúde), informa que por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta. O Brasil, que já foi celebrado como o país dos jovens, tem hoje cerca de 13,5 milhões de idosos, que representam 8% de sua população. Em 20 anos, será o sexto no mundo com o maior número de pessoas idosas. O dado serve de alerta para que o governo e a sociedade se preparem para essa nova realidade não tão distante. “É um projeto realmente emocionante, que zela pelo cuidado com os nossos idosos e contribui com as ações da Administração, ou seja, proporcionar elhor qualidade de vida para essas pessoas que ajudaram a construir a nossa sociedade. Este mês comemoramos o Dia Internacional do Idoso, e  também os dez anos do “Melhor Idade em Ação”,  nesse período, nossos idosos tiveram um mês repleto de atividades sociais e esportivas para celebrar essas datas tão importantes”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

 

O projeto “Alunos Extraordinários”, também colabora com a interação entre a escola e a comunidade. “Queremos redescobrir a solidariedade e resgatar valores como respeito, amor, paz, convivência, colaboração, honestidade, responsabilidade e humildade, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida na escola e comunidade. A interação das duas gerações caminha no sentido da evolução da sociedade como um todo em busca de um mundo mais humano”, ressaltou a professora Andréia Almeida Mota, que também faz parte da idealização e prática desse trabalho.

As ações ainda contam com uma série de atividades como debates em grupos, produção e interpretação textual, estudo do Estatuto do Idoso; conversa informal sobre valores humanos, como responsabilidade, respeito, amizade e solidariedade; confecção de cartazes, exibição de vídeos e filmes que falem dos valores humanos e da experiência e cultura dos idosos, entre outros. “Esses estudantes também participaram de uma experiência com os amigos da Apae de Ilhabela, a caminhada em atenção ao “Setembro Verde – mês oficial da luta pela inclusão social”. Todas essas iniciativas colaboram e agregam com o projeto Político Pedagógico da unidade intitulado de “A arte de criar laços””, ressaltou a secretária de Educação, Yeda Lopes.

A professora aposentada, Maria Terezinha Filipe, participa atualmente do centro de Apoio ao Idoso (Quero Vida), e ficou emocionada com a integração. “Amo a profissão que exerci durante a minha vida e fico muito feliz em poder conversar sobre essa vivência com os alunos e ajudar essa nova geração a valorizar as pessoas de mais idade, não simplesmente dando-lhes as necessidades básicas (moradia e alimentação), mas sim amor, carinho e atenção”, frisou.

Para o professor Jailson Gomes, do projeto “Quero Vida”, essa vivência com os idosos é de suma importância, pois eles se sentem valorizados. “E essa valorização implica em que ainda podem contribuir, e muito, para uma sociedade mais justa e igualitária”, observou.

 

No dia 30 de novembro, às 17h, será realizado na E.M. Prefeito Eurípides um sarau aberto à comunidade, encerrando o projeto de 2.018, que contará com uma sala temática e diversas apresentações.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo