Liga de Oncologia realiza atendimentos

300 atendimentos em Ilhabela

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 25/03/2019

Liga de Oncologia realiza 300 atendimentos em Ilhabela

 

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, na companhia do secretário de Saúde, Osvaldo Julião, participou, na manhã do último sábado (23), da ação da Liga de Oncologia de Taubaté, que realizou diversos atendimentos no Centro de Referência da Mulher “Júlia Carmina de Almeida Tenório”, no Perequê.
A atividade integrou o evento “Mês das Mulheres”, uma promoção da Secretaria de Saúde, que comemora do Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 8 de março. A Liga de Oncologia ofereceu, de forma gratuita, atendimentos para quatro especialidades, sendo elas: dermatologia, proctologia, traumatologia bucomaxilofacial e ginecologia, feitos por uma equipe composta por 26 profissionais, entre eles médicos e estudantes de medicina.
Foram contabilizados cerca de 300 atendimentos. A coordenadora da Atenção Especializada do arquipélago, Gisela Bruder, enfatizou que essa ação fez parte das comemorações do Mês das Mulheres. “Desde o dia 8 de março estamos realizando atividades voltadas à saúde da mulher, estendendo-se até o dia 29, com uma Oficina de Chás, ministrada pela nutricionista Giovana Hoyer”, informou Gisela.
A pasta responsável destaca ainda que, as assistências em proctologia e ginecologia orientaram sobre a prevenção e detecção do câncer de colo de útero, coleta de exame preventivo , seguido de autoexame e solicitações de encaminhamentos para o arquipélago. Já a traumatologia bucomaxilofacial e dermatologia, orientaram sobre as melhores formas de se prevenir os cânceres de boca e de pele.
O secretário de Saúde, Osvaldo Julião, falou sobre o comprometimento com a população. “A Constituição Federal assegura que a saúde é um direito de todos e dever do Estado, tendo em vista a vida como o bem mais valioso dentre todos os direitos fundamentais do ser humano. Investimos em projetos que proporcionam uma melhor qualidade de vida, ressaltando a importância da prevenção e da humanização”, destacou Julião.
Márcio Tenório, chefe do Executivo ilhéu, falou sobre mais uma ação voltada à saúde das mulheres. “A entrega do Centro de Referência da Mulher é um marco na saúde de Ilhabela. Nossas esposas, filhas, mães, tias e avós não precisam mais se deslocar para receberem certos tipos de tratamento. A ação da Liga Oncológica, com encaminhamentos previamente agendados pelas unidades de saúde, foi extremamente importante, levando conhecimento e assistência à nossa população. Em breve, a Liga retornará ao município para novos acolhimentos”, finalizou.
A ação ainda contou com a participação de atividades do Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela, com oficinas de mosaico e crochê.
A vice-prefeita, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, também passou pelo Centro, no início da manhã, mas devido a agenda, teve que se ausentar após o início dos trabalhos.
A programação do Mês das Mulheres será encerrada na próxima sexta (29), com a Oficina de Chás, da nutricionista Giovana Hoyer, no Centro de Referência da Mulher.

Serviço: O Centro de Referência da Mulher fica na avenida Princesa Isabel, nº. 1.673, no bairro do Perequê.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo