Prefeitura autoriza execução de 24 obras

24 km de rede coletora de esgoto no Sul

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 02/04/2019

Prefeitura autoriza execução de 24 quilômetros de rede coletora de esgoto no Sul da ilha

A obra será realizada entre o Julião e o Veloso, no Sul da ilha

 

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, liberou mais um grande investimento, de R$ 20 milhões, para o Sul da ilha, ao assinar Ordem de Serviço, nesta segunda-feira (1º), que marca o início das obras de esgotamento sanitário, com a execução de 24 quilômetros de rede coletora de esgoto, do Julião ao Veloso, e mais redes complementares no Zabumba, região do alto da Barra Velha.

A cerimônia de assinatura da ordem aconteceu na escola E.M. Sebastião Leite, no bairro do Bexiga, juntamente com o lançamento, oficial, do caminhão palco da Caravana Cultural: Caminho da Nossa História, com shows circenses e musical.

Essas obras fazem parte do maior investimento em saneamento da história de Ilhabela, são mais de R$ 160 milhões de recursos próprios nos próximos anos. Recentemente, a Administração entregou oito quilômetros de rede coletora, do Piúva ao Ilhote, totalizando 32 quilômetros de rede no Sul do arquipélago.

Há ainda outros grandes investimentos nessa região, como a Estação de Tratamento de Esgoto da Feiticeira, que já está licenciada, e a estação da Praia Grande, que se aguarda o projeto executivo da Sabesp. Na questão da água, ocorrerá, entre outros, a ampliação do Sistema Pombo, com a construção de novos reservatórios, que aumentará de 150 mil litros para 3,5 milhões de litros de água.

Durante a cerimônia, o gerente da Sabesp em Ilhabela, José de Oliveira Paulo, agradeceu a perseverança do prefeito e ainda o parabenizou pela coragem de investir recursos dos royalties em saneamento. “Esse é um momento histórico, uma parceria que beneficiará muito o Sul da ilha. E essa é a primeira fase, a segunda atenderá a região do São Pedro e Ponta da Sela”.

O secretário de Planejamento Urbano, Obras e Habitação, Rogério De Lucca, esclareceu que a realização dessas obras de saneamento permitirá novas benfeitorias e melhorias para a região, referindo-se, entre outros, a revitalização das ruas.  

A secretária de Meio Ambiente, Maria Salete Magalhães, destacou a importância da obra, esperada há décadas pela população. “Devemos deixar claro que essa rede não é seca, como já ocorreu na região. Agradeço o prefeito pela oportunidade de participar da concretização dessa obra, que demonstra o compromisso do prefeito com a qualidade de vida da nossa gente”.

Em sua fala, o chefe do Executivo ressaltou que teve coragem em realizar essa obra, que não é despesa e sim investimento, o que é muito relevante porque, embora seja uma iniciativa que alguns políticos não gostam de fazer, representa mais saúde e qualidade de vida para os moradores. “Estamos recuperando o tempo perdido, o que não foi feito no passado, agora será. O que era pesadelo virou uma realidade positiva”.

O prefeito também anunciou outra boa notícia, a liberação do licenciamento pela Cetesb para prosseguimento do processo da Estação de Tratamento de Esgoto do Itaquanduba. E ainda determinou a realização do recapeamento, com a recuperação da malha asfáltica e revitalização do trecho da Barra Velha/Piúva ao Julião, local que já recebeu a rede coletora.

 

Caminhão Cultural

Na ocasião, outra grande conquista foi entregue para a cultura de Ilhabela. Trata-se do caminhão palco, que atenderá o projeto Caravana Cultural: Caminho da Nossa História, que levará arte, cultura, dança e muito entretenimento para os bairros da cidade.

Para o lançamento da Caravana foi apresentada a programação ‘Armando o Circo’, uma homenagem ao Dia do Circo, comemorado em 27 de março, com o espetáculo de palhaçaria “Hermanas Escândalo” e de ilusionismo, encerrando a noite com o show musical da Banda Marcelo Totó e Rockers.

Para o secretário de Cultura, Adalberto Henrique Lopes, o Professor Beto, a noite foi de festa, um momento de prestigiar o Sul com esses grandes investimentos. “Vamos levar a magia da arte, a cultura precisa chegar em todos os bairros do município e faremos isso com muita responsabilidade, com esse projeto espetacular, iniciado pelo ex-secretário de Cultura, Nuno Gallo”.

“Estamos cumprindo mais um item do nosso Plano de Governo, um compromisso com a população. Esse caminhão proporcionará todo tipo de entretenimento para os bairros, de Norte a Sul do arquipélago. Investimos muito e vamos investir muito mais”, ressaltou o prefeito Márcio Tenório.

Também estiveram presentes no local, os secretários Edvaldo Anizio da Silva (Administração), Ana Paula dos Santos (Educação), Tiago Corrêa (Gestão Financeira), Vinicius Julião (Advocacia Geral do Município), Osvaldo Julião (Saúde), Luiz Antônio dos Santos – Luiz Lobo (Serviços Urbanos), Ricardo Fazzini (Desenvolvimento Econômico e do Turismo); a diretora escola E.M. Sebastião Leite, Maria Conceição Dias Santos; o secretário executivo da Fundaci, Adilson Nascimento; os vereadores Matheus Pestana e Thiago Souza; entre outras autoridades.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo