Prefeitura de Ilhabela ministra

Transtorno do Espectro Autista

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 10/04/2019

Prefeitura de Ilhabela ministra capacitação em Transtorno do Espectro Autista

A capacitação foi direcionada aos profissionais das áreas da Saúde e Educação

 

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na última sexta-feira (5), capacitação em Transtorno do Espectro Autista – TEA, para a equipe técnica da Saúde, Educação e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), no auditório do Paço Municipal.

Durante a capacitação, ministrada por Dejenane Aparecida Pascoal e Angela Fernatndes Godoy, foram apresentadas informações atualizadas acerca do TEA, abordando as várias necessidades de conhecimento acerca deste diagnóstico: os diagnósticos diferenciais; métodos de intervenção; intervenção precoce e a inclusão escolar. Os aspectos foram discutidos considerando as repercussões sociais que vem se delineando com a divulgação deste diagnóstico.

 

O TEA

O Transtorno do Espectro Autista vem ganhando cada vez mais espaço no cenário social, como um diagnóstico de grande impacto nas políticas públicas. Como um transtorno do neurodesenvolvimento, suas manifestações se estendem ao campo da saúde mental, social e escolar, numa dinâmica complexa e geradora de reflexões nesses diversos setores.

Diante deste contexto, é relevante considerar que os sintomas do TEA se apresentam num espectro de possibilidades; os quadros associados fazem com que seja um diagnóstico desafiador para toda equipe de saúde envolvida.

Em termos de terapêuticas, apoio pedagógico e de auxílio aos familiares e membros da comunidade, o TEA requer discussões para o desenvolvimento de estratégias eficazes de adaptações no cotidiano e melhora na qualidade de vida, dos indivíduos portadores deste diagnóstico.

Portanto, o conhecimento acerca do tema é premissa básica para delinear, de forma cada vez mais ágil e atualizada, os recursos necessários a assistência adequada.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo