Ação Lixo Marinho realiza palestra

educação ambiental na Ilha de Búzios

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 24/04/2019

Ação Lixo Marinho realiza palestra de educação ambiental na Ilha de Búzios

Comunidade de 100 moradores recebeu equipe, que fez mutirão de limpeza e falou sobre o descarte correto do lixo

 

Segunda maior ilha do arquipélago de Ilhabela, a Ilha de Búzios abriga uma comunidade caiçara com cerca de 100 pessoas. Localizada a aproximadamente 15km ao Leste da Ilha de São Sebastião, os moradores de lá vivem da pesca e do artesanato.

A região da Ilha de Búzios possui uma vida marinha fascinante, com tartarugas, raias e uma variedade grande de peixes. Sabendo da importância de preservar o local, a Ação Lixo Marinho, realizada pela empresa Operação Praia Limpa, foi até a comunidade, na semana passada, realizar a palestra “Impacto da Poluição Marinha nas Comunidades Tradicionais”.

A atividade faz parte do cronograma de ações que a Ação Lixo Marinho vem desenvolvendo desde fevereiro, junto com a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com o intuito de conscientizar a maior quantidade de pessoas sobre o descarte correto do lixo.

Crianças e adultos receberam a equipe com empolgação e ouviram, atentos, sobre produtividade na pesca, influência do lixo e seus impactos na pesca e no turismo, alternativas para descarte e armazenamento correto do lixo e perda de renda para os moradores. “A comunidade nos recebeu muito bem e o mais importante, recebeu as informações que levamos com atenção. Eles sabem que o impacto na vida deles pode ser grande se não diminuir a quantidade de lixo no mar. Isso os prejudica diretamente, já que a maior fonte de renda deles é a pesca”, disse o diretor da Operação Praia Limpa, Rogério Vieira Lima Muniz.

Além da palestra, foi feito um mutirão de limpeza pela trilha, onde foram recolhidos garrafas pet, material de pesca e plástico. Foram deixadas para os moradores ecobags, com o intuito de reduzir o uso das sacolas de plástico.

“Os moradores relataram como o lixo marinho vem afetando a pesca e consequentemente a renda deles. Dar a palestra para essa comunidade foi uma troca de experiência muito rica, tanto para a equipe da OPL, quanto para a comunidade”, relatou o Engenheiro Ambiental, Kelvin Teixeira, que esclareceu as dúvidas dos moradores.

A Ação Lixo Marinho, realizada pela empresa Operação Praia Limpa teve início em fevereiro e segue até o final do mês de abril, pelo mar e nas comunidades tradicionais conscientizando pescadores e ocupantes das embarcações sobre o descarte correto do lixo, realizando palestras e mergulhos para a coleta de lixo submerso.

A ação Lixo Marinho, realizada pela empresa Operação Praia Limpa é contratada pela Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e recebe o apoio institucional das empresas Concessionária Chevrolet Veibrás, Macboot, Rádio Ilhabela FM, ABLM, Instituto Supereco e KL Ambiental – Engenharia e Consultoria.

 

Para conhecer mais sobre o Projeto Operação Praia Limpa, visite o Facebook: https://pt-br.facebook.com/operacaopraialimpa/.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo