Moradores da Cocaia aprovam projeto

revitalização de ruas do bairro

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 24/07/2019

Moradores da Cocaia aprovam projeto de revitalização de ruas do bairro

Público presente à audiência participou tirando todas as dúvidas sobre o projeto

Projeto foi apresentado pela prefeitura em audiência pública realizada no Galpão das Artes

Moradores do bairro Cocaia, região central de Ilhabela, em audiência pública realizada na noite desta terça-feira (23), no Galpão das Artes, aprovaram o projeto de revitalização das ruas, apresentado pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, Obras e Habitação.

Na audiência, com público aproximado de 100 pessoas, os moradores receberam todas as informações sobre o projeto, durante a apresentação feita pelo secretário de Planejamento Urbano, Obras e Habitação, Rogério De Lucca, que esclareceu, junto com os técnicos da prefeitura, as dúvidas e recebeu sugestões.

Além da revitalização de aproximadamente 15 ruas, avenida e travessas, o projeto prevê investimentos em drenagem, mobilidade urbana, iluminação, acessibilidade, ciclovia e paisagismo. A revitalização do bairro era esperada pela população há pelo menos duas décadas.

Houve grande participação dos moradores na audiência, com indagações de mais de 20 pessoas ao secretário, engenheiros e técnicos da prefeitura. Entre as preocupações esclarecidas estavam questões como a drenagem e captação de águas pluviais, com o objetivo de evitar alguns pontos de inundação e transtornos; tipo de calçamento, que será com bloquetes; ciclofaixa na extensão da avenida do bairro; preservação ambiental; programação para execução das obras, etc.

Diálogo

Durante a audiência, De Lucca reiterou, várias vezes, a orientação da prefeita, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, para a gestão manter diálogo frequente com os moradores e lembrou que isso ocorreu muito antes da audiência, em reuniões mantidas com um grupo representante daquela população, que teve acesso ao projeto e, inclusive, sugeriu alterações já contempladas. Também esclareceu que o projeto está à disposição da população, em todos os seus 90 volumes.

Como havia resistência de alguns moradores, os representantes da prefeitura, democraticamente, colocaram à disposição dos moradores até mesmo a decisão se nessa audiência haveria votação pela opção do projeto 1 (com a ciclo faixa somente na Estrada da Cocaia) e 2 (com ciclofaixa nesse e em outro trecho). Venceu a grande maioria, que defendia a opção 1.

A audiência foi finalizada com os representantes da prefeitura destacando que após a votação desta terça-feira a população poderá acompanhar a inclusão das novas sugestões. O próximo passo será a abertura de processo para contratação de empresa que executará as obras previstas no projeto de revitalização do bairro.

Além de Rogério De Lucca, também participaram da audiência: os secretários, Carlos Augusto de Souza (Adjunto da Secretaria de Obras), Edvaldo Anízio (Administração), José Roberto de Jesus, (Esporte e Lazer) e Adalberto Lopes (Cultura); e os vereadores Luiz Paladino, Anísio Oliveira e Thiago Souza.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo