Escola de Ilhabela participa do projeto

“Memórias Reveladas”

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 23/10/2019

Escola de Ilhabela participa do projeto “Memórias Reveladas”

Os alunos da E.M. Professor José Benedito de Moraes conheceram um pouco mais sobre a Cultura Caiçara

 

A equipe do Espaço Cultural Pés no Chão, visitou nesta semana, a E.M. Professor José Benedito de Moraes e apresentou aos alunos o projeto “Memórias Reveladas”.

O projeto “Memórias Reveladas” busca aproximar o universo caiçara das crianças e adolescentes, através das histórias que são contadas pelos mais velhos. Os alunos reinterpretam estas histórias num divertido teatro de bonecos, feitos por eles mesmos nas oficinas ministradas pela equipe do Pés no Chão.

Os alunos da escola, puderam aprender um pouco mais sobre a cultura caiçara, que rodeia todo o arquipélago.

 

Memórias Reveladas

O Pés no Chão deu início, em janeiro, ao projeto Memórias Reveladas, contemplado no Edital da Seleção Pública do Programa Petrobras Socioambiental 2014, e agora renovado para biênio 2018-2019. Através dele, serão realizadas diversas ações junto a 130 crianças e adolescentes pertencentes a comunidades tradicionais, e também a famílias caiçaras moradoras em áreas urbanas do município. Ao todo serão visitados 14 núcleos caiçaras.

Qual o propósito do projeto?

Promover o resgate da cultura caiçara, através do registro das histórias e causos contados por seus representantes mais velhos, e a reinterpretação e dinamização destas “memórias” junto às novas gerações, dentro de seu próprio contexto de vida – suas comunidades e lugares de moradia. Ao integrar o imaginário dos mais velhos e dos mais novos, revitalizam-se os elementos primordiais que tecem a cultura comunitária, acendendo sua chama e re-fundando suas bases de sustentação. Os laços afetivos e de pertinência representam os elos de maior aglutinação e fortalecimento de um povo, e o projeto vai atuar diretamente neste veio, promovendo a circulação vital da cultura caiçara – a transmissão de seus saberes e fazeres.

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo