Prefeitura de Ilhabela recebe doação

livros da Veibras e do fotógrafo Ricardo

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 29/11/2021

Prefeitura de Ilhabela recebe doação de livros da Veibras e do fotógrafo Ricardo Martins

Fotos: Vitor de Souza/PMI

A Prefeitura de Ilhabela recebeu na tarde desta segunda-feira (29/11) a doação de 200 exemplares do livro “Cafés da Mantiqueira” da empresa Veibras e do fotógrafo Ricardo Martins.

A entrega foi feita oficialmente pelos representantes da empresa, Rafael Davoli e Anderson Stellet, ao secretário de Governo, Cezar De Tullio. Também estavam presentes a secretária de Educação, Lídia Sarmento, a secretária de Saúde, Lúcia Reale, o secretário de Cultura, Marquinhos Guti, e o secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano.

“Somos apoiadores de diversos projetos e resolvemos compartilhar esses livros com quem sempre abraçou nossa empresa. Ilhabela merece receber esse presente”, disse Rafael Davoli.

Segundo o secretário de Governo de Ilhabela, Cezar De Tullio, serão doados dois exemplares para cada unidade escolar, além das bibliotecas municipais. “Agradecemos a Veibras e ao fotógrafo Ricardo Martins pela lembrança e o livro será muito bem utilizado pelos nossos alunos e pelos munícipes de Ilhabela”.

A secretária de Educação, Lídia Sarmento, ficou feliz com a doação. “Acompanhamos o trabalho da empresa e, sem dúvida, vai ajudar no aprendizado em nossas escolas”.

Já o secretário de Cultura, Marquinhos Guti, falou da história que o café representa para a região. “É uma história rica e o exemplar servirá de muitas pesquisas em nossas bibliotecas”, destacou.

Livro “Cafés da Mantiqueira” 

O simples ato de segurar uma xícara de café e sentir o aroma desta bebida acolhedora foi a inspiração para o fotógrafo Ricardo Martins, de São José dos Campos (SP), despertou a ideia que está por trás do livro “Cafés da Mantiqueira”.

Ricardo, vencedor da categoria Fotografia do Prêmio Jabuti em 2012, descobriu um novo universo por trás da produção cafeeira na Serra da Mantiqueira, principalmente nas cidades de Minas Gerais.

Ele conta um pouco da experiência que o fez escrever o livro: “Estava viajando pela cidade de Cristina, e soube que os donos de uma pousada plantam café. Para mim, até então, café bom era o extraforte! No entanto, descobri o café especial. A hora em que senti na boca o líquido do café, vivenciei uma outra bebida. Fiquei curioso sobre esse universo”.

Foram dois meses de viagem, passando por 13 cidades e 20 fazendas de cafés especiais. Ricardo Martins produziu ainda vídeos dos bastidores e criou uma atmosfera para guiar os leitores com uma trilha sonora composta por músicos especificamente para o projeto. Os leitores podem acessar estes conteúdos com o celular por meio de QR Codes impressos nas páginas no livro.

Martins fala sobre o diferencial do seu livro: “Um diretor de fotografia filmou tudo. No meio da viagem, no interior de Minas é comum ver pacotinhos de café com QR Code. Foi olhando isso que me questionei se as pessoas poderiam ler o livro ouvindo uma música relacionada às fotos. Isso se transformou em um projeto”, contou o fotógrafo, que preparou ainda material para produzir uma série de TV com os bastidores do projeto.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo