Exposições do Centro Cultural da Vila

recebem milhares de visitantes em 2018

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 12/12/2018

Exposições do Centro Cultural da Vila recebem milhares de visitantes em 2018

O Centro Cultural da Vila abriga exposições culturais, históricas, artísticas e arqueológicas, que receberam milhares de visitas ao longo de 2018.

As mostras elaboradas e mantidas pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, compõem os atrativos do Centro Histórico e fazem parte do programa “Museu em Rede”, idealizado pela pasta.

Desde o início do ano as iniciativas já foram visitadas por mais de 10 mil pessoas, além de estudantes de escolas municipais e particulares.

“As exposições do Centro Cultural valorizam e fomentam a história e cultura do povo ilhabelense, além disso são excelentes atrativos para visitantes e turistas e ótimas opções para os dias de chuva”, ressaltou o secretário da Cultura, Nuno Gallo.

O prefeito Márcio Tenório, destaca seu contentamento com o sucesso das oportunidades, complementando que a gestão sempre incentivará a cultura, o conhecimento e a arte.

Exposições abertas

Atualmente o Centro Cultural abriga as seguintes mostras:

Arqueologia em Ilhabela: exposição que exibe artefatos originais já identificados nos sítios arqueológicos do município que contam a história da ocupação humana na região, desde o período indígena, passando pelo período colonial, até chegar aos dias de hoje.

A Festa da Congada de São Benedito de Ilhabela: esta mostra fomenta e valoriza uma das principais manifestações culturais da cidade e apresenta objetos originais e antigos como as vestimentas e o antigo mastro.

Náufragos & Navegantes: exposição composta por imagens, textos e objetos que contam a história dos naufrágios ocorridos no arquipélago de Ilhabela.

A História da Escola Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos: esta mostra conta a história da formação do primeiro Grupo Escolar de Ilhabela e da escola Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos, que ocupou o prédio onde atualmente funciona o Centro Cultural. Estão em exposição os livros originais de fundação da escola, um deles datado de 1902.

Vida e Obra de Waldemar Belisário: composta pelo acervo deixado pelo pintor modernista Waldemar Belisário e sua esposa Celina Pelizari, autora do hino de Ilhabela.

O Centro Cultural abriga ainda uma sala destinada à Exposições Temporárias de diversas naturezas, sendo ali exibidas obras e acervos dos artistas locais e visitantes.

 

Serviço: O Centro Cultural fica na rua da Padroeira, nº 140, na Vila – Centro Histórico.

Horário de funcionamento: Todos os dias da semana, inclusive feriados, das 9h às 18h.

Telefone para agendamento de visitas escolares: 3896-6069 (tratar com Miriam).

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo