Secretaria de Saúde de Ilhabela

e Movimento Barreirinha

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 04/09/2019

Secretaria de Saúde de Ilhabela e Movimento Barreirinha se unem em parceria social

Fotos: Divulgação / PMI

 

Nos últimos meses, várias ações no caminho da atenção à saúde e desenvolvimento com parcerias sociais foram tomadas pela Prefeitura de Ilhabela na atenção aos adolescentes. Essa pactuação se iniciou com a Secretaria Estadual da Saúde, com o projeto Saúde em Ação, e tem sido proposta em vários eventos nesse sentido.

 

Durante as últimas semanas, os diálogos entre a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Movimento Popular Barreirinha têm construído pensamentos e direcionamentos para se construir um dispositivo para esse compartilhamento.

 

Para concretizar esses planos, na manhã desta segunda-feira (2), estiveram reunidos no gabinete, com a prefeita Maria das Graças Ferreira, o coordenador da Atenção Básica, Antonio Galante, a coordenadora do NES (Núcleo de Educação em Saúde) Fernanda Garcez, a enfermeira da Unidade Básica de Saúde da Barra Velha, Elionalva, e o presidente do Movimento Popular Barreirinha, Erick, para falar sobre a construção de um espaço para os movimentos sociais.

 

“As integrações com a sociedade podem ser compreendidas como um modo particular de reconhecer e enfrentar os problemas de saúde mediante o diálogo com as classes populares, o respeito às suas culturas e o reconhecimento dos seus saberes como válidos”, disse a prefeita.

 

O projeto de construção de um espaço na rua Boa Vista com a rua Benedito Mariano Leite, no bairro da Barra Velha, entre as áreas mais populosas do município, contará com um espaço para as Práticas Integrativas e Completares (PIC’s) do SUS, o setor administrativo do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (Nasf) e a área para o Movimento Social Barreirinha no piso inferior. No piso superior, o Centro de Especialidades Odontológicos contará com cinco salas de procedimentos, uma sala de reunião e um laboratório de próteses.

 

“O Projeto de construção de um espaço físico foi lançado como um programa para se concretizar essa união e acolherá a população e os movimentos sociais. Esse projeto nasce como orgulho para o município e tem a intenção aproximar ainda mais a população à Secretaria de Saúde”, comentou o secretário de Saúde, Alberto Orro.

 

A promoção da saúde integral, que é onde diferentes setores da saúde se envolvem em um movimento de integração multiprofissional e interdisciplinar, com o envolvimento da sociedade, tem o grande potencial de se tornar um modelo de práticas exitosas. “A movimentação de parcerias com a sociedade tem seus princípios no SUS como práticas determinantes para a produção de saúde. Esse olhar que cria vínculos e integrações aumentam as ferramentas da atenção à saúde”, falou Antonio Galante, coordenador da Atenção Básica de Ilhabela.

 

Ilhabela se destaca muito por ter saído à frente com um programa tão inovador contemplando participação popular em saúde e do controle social com o rigor da promoção à saúde e a prevenção dos agravos. “A intenção de executar esse projeto nos parece com grande capacidade de alcançar nossos objetivos e fortalecer nossa população”, finalizou Erick, do Movimento Popular Barreirinha.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo