Escola de Ilhabela elege membros

Conselho Estudantil e realiza reunião

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 17/08/2018

Escola de Ilhabela elege membros do Conselho Estudantil e realiza primeira reunião

Ação faz parte do Projeto “Infância e Democracia”

 

A política faz parte da cidadania. Por isso a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, incentiva os alunos da rede municipal a se organizarem, discutirem e argumentarem sobre os problemas do dia a dia na unidade escolar e as melhorias que gostariam de encontrar. A direção da E.M. Prefeito Eurípides da Silva Ferreira, da Barra Velha, por exemplo, decidiu junto aos estudantes a formação de um Conselho Estudantil, que teve a sua primeira reunião no dia 9 de agosto.

O Conselho Estudantil é formado por dois representantes de cada série/ano da escola. “Cada professor realizou dentro da sala de aula uma eleição, para definir o representante e o suplente da série. Assim, formamos nosso Conselho com representantes desde o 1º ano até o 5º ano”, disse a coordenadora, Ariany Batista Braga

A organização sem fins lucrativos, representa o interesse dos estudantes com fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. “O Conselho tem uma séria responsabilidade, que é o de representar os interesses de todos os alunos, criar e fortalecer as inúmeras possibilidades de ações, tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade”, declarou a secretária de Educação, Yeda Lopes.

A ação visa democratizar a gestão escolar, que desenvolve o projeto “Infância e Democracia”, elaborado na disciplina de Arte e Cultura, mas com envolvimento e participação de diversos (as) outros educadores (as), além da direção escolar. “Trabalhamos muito, para sensibilizar os alunos, organizar as turmas, discutir as leis do Estatuto da Criança e do Adolescente. Até que finalmente a eleição foi realizada e os membros eleitos”, ressalta Ariany.

Na primeira reunião, o Conselho Estudantil e a direção da escola ressaltaram a importância de cada um para com a escola e seus membros. As reuniões acontecerão mensalmente e preveem:

– Estabelecimento de um cronograma anual de reuniões do Conselho;

– Criação de um “estatuto”, ou seja, uma organização interna para o funcionamento do Conselho;

– Levantamento das principais pautas apresentadas e elaboração de um plano de médio prazo com metas, prazos e estratégias para o atendimento das necessidades;

– Planejamento para a realização de uma assembleia estudantil.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo