2º Encontro de Articulação do Sebrae-SP

discute estratégias e ações

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 18/11/2021

2º Encontro de Articulação do Sebrae-SP em Ilhabela discute estratégias e ações no fomento ao empreendedorismo pós-pandemia

Fotos: Vitor Souza/PMI

No objetivo de trazer o empreendedorismo como protagonista na atual retomada econômica pós-pandemia, o Sebrae-SP, em parceria com a conceituada Fundação Getúlio Vargas, realizou na última quarta-feira (17/11), no auditório do Hotel Itapemar, em Ilhabela, o 2º Encontro de Articulação da Região de São José dos Campos, com apoio da Prefeitura.

O encontro reuniu participantes de 21 municípios, integrantes do Programa de Articulação Regional de Políticas Públicas do Sebrae-SP, na região de São José dos Campos. A ideia do programa é dar continuidade na construção e fortalecimento de arranjos regionais que sejam facilitadores da implantação de políticas públicas de fomento ao empreendedorismo.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e de Turismo, Luciane Leite, esteve presente na abertura e agradeceu a presença de todos, da parceria com o Sebrae e FGV e ressaltou a importância dos encontros. “No atual período, saindo de dois anos difíceis em função da pandemia, traçar esta estratégia de trazer o empreendedorismo para a mesa de discussão no intuito de estimular, evoluir e reinventar é muito importante e, sem dúvidas, fará a diferença na vida de todos”.

Durante o encontro, os participantes discutiram ideias, ações e agendas para implementação e troca de experiências e conhecimentos, a fim de garantir a efetividade das ações e o alcance dos resultados pré-estabelecidos, em quatro eixos temáticos: Governança (Ação – Implementação e Aperfeiçoamento de Consórcios Intermunicipais – Consórcio para o SIM); Compras Públicas (Ação – Realização de diagnóstico e melhorias nos processos de Compras Públicas com possibilidade de discussões, troca de experiências e conhecimentos sobre a Nova Lei de Licitações). Na ocasião, foi feita uma capacitação de compras para os fornecedores locais, desburocratização (Ação – Criação de mecanismo para discussão de desafios e soluções para região em desburocratização) e Inclusão produtiva (Ação – Criação de Comitê Regional de Inclusão Produtiva).

“Os empregos não vão aparecer assim que a gente tirar as máscaras, então a gente precisa criar estratégias para retomar a economia do Brasil e sair desse mapa que estamos inseridos”, destacou Tatiana Sapla, gestora de Políticas Públicas do escritório regional do Sebrae-SP em São José dos Campos.

Estiveram presentes no evento o coordenador Regional da FGV, Daniel Glaessel, Tatiana Sapla (Sebrae-SP) e as secretárias municipais da Prefeitura de Ilhabela, Luciane Leite (Desenvolvimento Econômico e de Turismo), Eloísa Colucci (Fundo Social), além de representantes de diversas áreas da Prefeitura de Ilhabela como Administração, Assistência Social, Turismo e Saúde, que participaram das discussões no encontro.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo