Mais de 2 milhões de bitucas

já foram coletadas em Ilhabela

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 29/11/2021

Mais de 2 milhões de bitucas já foram coletadas em Ilhabela

O projeto Ilhabela Sem Bitucas já alcançou a incrível marca de 2 milhões de bitucas de cigarro coletadas na cidade, por meio dos 141 pontos de coletas espalhadas no município.

As caixas coletoras e totem com cinzeiros de bambu estão localizadas nas praias, pontos de ônibus, Prefeitura, Unidades Básicas de Saúde, Hospital Municipal e principais pontos turísticos de Ilhabela.

Além dos pontos de coleta, são realizadas, frequentemente, ações de mobilização para promover a consciência ambiental sobre o descarte correto das pontas de cigarro, como a que foi feita no último domingo (28/11), nas praias do Curral, Praia Grande e Portinho, região sul do município.

Durante a caminhada nas praias, uma banda ia tocando músicas para chamar a atenção dos turistas e moradores, onde eram abordados e podiam conhecer mais sobre o projeto, a importância do encaminhamento correto das bitucas nas caixas coletoras, além de informações sobre a toxicidade das pontas de cigarros, como por exemplo, que duas bitucas em um litro de água equivale a um litro de esgoto.

O Instituto Argonautas esteve presente na ação na praia do Curral, com a exposição de uma tartaruga que morreu com resíduos de plástico e bitucas no seu estômago. A ação de mobilização na praia do Curral foi realizada em conjunto com a ação de mobilização liderada pelo restaurante Tartaruga Mar e Vida.

O programa “Ilhabela Sem Bitucas” conta com apoio da Prefeitura de Ilhabela e tem parcerias das empresas Poiato Recicla e Flow Sustentável e existe em Ilhabela desde 2018.

Mensalmente a empresa Poiato Recicla realiza a coleta de bitucas e encaminha para a sua usina de reciclagem, localizada em Votorantim. Neste local as bitucas recebem um tratamento, baseado numa tecnologia desenvolvida pela UnB (Universidade de Brasília), para retirar todas as substâncias tóxicas.

O resultado desse processo é uma massa celulósica, sem nenhuma toxicidade, usada para fazer papel artesanal.  Esta massa é entregue para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ilhabela (APAE) e aos artesãos locais, que produzem materiais, o que gera renda.

No final do mês de outubro deste ano, o secretário de Meio Ambiente de Ilhabela, Xico Graziano e representantes da Poiato Recicla, deram mais um passo para o programa e fizeram a instalação do primeiro Ponto de Entrega Voluntária de Bitucas (PEV) do Brasil, instalado na sede do Aterro Municipal, localizado na Água Branca.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo