Curso do PAT estimula rede de contatos

fora da sala de aula

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 21/09/2018

Curso do PAT estimula rede de contatos fora da sala de aula

Alunos do curso de Monitor e Orientador de Turismo se conheceram durante as aulas e, por perceberem afinidades e mesmos ideais, criaram um grupo para colocar em prática os aprendizados teóricos

 

Entre 27 de julho e 11 de setembro deste ano, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e do PAT (posto de Atendimento ao Trabalhador), realizou a abertura de oito novos cursos do Programa Estadual de Qualificação Profissional e, entre eles, foram oferecidas as capacitações para Orientador e Monitor de Turismo.

A turma, composta por cerca de 60 alunos, teve aproximadamente 160 horas de aula, nas quais foram abordados assuntos como a geografia da ilha, o foco no ecoturismo, maior aprendizado sobre trilhas, praias, dentro outros assuntos teóricos. Apesar das horas diárias de curso, parte dos alunos sentiu-se estimulada a potencializar todo o aprendizado de sala de aula, indo para fora dela.

Reconhecendo o interesse comum em aumentar o conhecimento prático a respeito da ilha e, futuramente, tornarem-se monitores e orientadores de turismo com experiência para além dos livros e dados que o professor Valdir de Arruda Barbosa lhes ensinava, os alunos criaram um grupo que passou a explorar as trilhas e cachoeiras de Ilhabela, fora do horário de aula mas, ao mesmo tempo, funcionando como uma extensão do curso.

“Alguns da turma se identificaram por já fazerem trilha há um tempo, ou por já atuarem indiretamente com isso, levando parentes e amigos que visitam a ilha ou, até mesmo, pelo grande interesse em começar esse tipo de atividade”, explicou Luis Donizeti de Carvalho, arquiteto apaixonado por aventuras, e casado com Elcione Carvalho, que também frequentou as semanas de curso.

“Quando percebemos que tínhamos as mesmas vontades, de aproveitar o ambiente do curso para fazer bons contatos, passamos a ir às trilhas mesmo com mais ou menos pessoas no grupo. Foi muito bacana encontrar, neste curso de guia e monitor, pessoas tão interessadas em interagir, cuidar da nossa ilha e aproveitar o que ela oferece”, declarou Elcione.

Ao longo de aproximadamente seis semanas de aprendizado, o grupo organizou, por conta própria, cerca de oito passeios à cachoeiras e trilhas do município com, pelo menos, dez pessoas da turma. Se reuniu, inclusive, no último dia 15, conhecido como dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, e ajudaram voluntariamente na limpeza da Cachoeira do Gato, em Castelhanos.

“O maior incentivo pra mim foi uma das primeiras coisas que o Valdir disse, que nós precisamos conhecer o lugar onde moramos. Tem gente que mora aqui a vida toda, e não conhece praticamente nada. Acho que o Valdir se surpreendeu, porque ele queria ter dado mais aulas práticas. Não foi possível, mas mesmo assim nós nos reunimos, nós, alunos, e fomos várias vezes para as trilhas e cachoeiras”, comentou Andressa Jung, promotora de eventos ecológicos.

A possibilidade de networking (estabelecer uma rede de contatos), o aprimoramento do conteúdo e a prática dele mesmo fora do horário de aula foi crucial para que as expectativas do grupo fossem superadas, e o curso fosse ainda mais proveitoso.

“Eu não esperava muita coisa, confesso. Mas nos primeiros dias, quando o Valdir perguntou o que estávamos achando, eu percebi que estava gostando e aproveitando muito, foi sensacional, pois você conhece pessoas com os mesmos ideais, que se tornam amigas, e você cresce com isso” disse Inti Naue, autônomo proprietário de uma Guest House no centro comercial de Ilhabela.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini, o importante é que a atividade tenha despertado interesse nos orientadores e monitores. “Eles valorizaram o trabalho e pretendem prosseguir na carreira. Ilhabela tem muito a oferecer aos profissionais que atuam e que pretendem atuar no segmento do turismo de natureza, por isso do nosso novo posicionamento como Ilhabela Vida Natural”, finalizou.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo