Supervisão dos Espaços Lúdicos

São Paulo Pela Primeiríssima Infância

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 21/09/2018

Ilhabela passa pela primeira supervisão dos Espaços Lúdicos

Ação faz parte do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância

 

O Programa São Paulo Pela Primeiríssima Infância, realizou na terça-feira (18), a primeira supervisão dos Espaços Lúdicos do município, que foi acompanhada por membros do Comitê da Primeiríssima Infância de Ilhabela.

O acompanhamento faz parte da formação, na qual o grupo participou no mês de agosto, na cidade de Caraguatatuba, que teve como tema “a criação de espaços lúdicos”, onde os participantes conheceram mais sobre a importância e funções desse equipamento, das brincadeiras e brinquedos (especialmente produzidos com sucatas), em diversos setores como UBS’s, escolas, Cras, praças públicas e até mesmo em casa para o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo de crianças de até três anos de idade.

A supervisora e formadora, Iraci Saviani visitou os locais, nos quais foram implantados os espaços lúdicos. A comitiva esteve pela manhã no Cras, na Apae, no Instituto Tiê e na UBS do Perequê. Já no período da tarde ocorreu a orientação sobre visitas efetuadas e possíveis soluções, iniciando o “Plano de ação para a formação dos espaços lúdicos” – planejamento, processo, escolhas dos locais e possibilidades reais, com análise, observações, sugestões e interferências; orientar sobre o plano das reedições, esclarecendo o grupo sobre as próximas reedições; e orientações gerais, incluindo a documentação e registro das reedições e instalação dos Espaços lúdicos, a serem apresentadas na terceira supervisão.

 

São Paulo Pela Primeiríssima Infância

O programa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação “Maria Cecília Souto Vidigal”.

Entre os principais objetivos do programa estão melhorar a qualidade do atendimento e dos cuidados oferecidos às gestantes e às crianças, promover o trabalho integrado entre os vários setores envolvidos e mobilizar a sociedade para importante fase da vida.

O período que abrange da gestação aos três primeiros anos de vida, foi escolhido pelo programa devido às descobertas recentes da neurociência, que apontam esta fase como a mais relevante em relação ao desenvolvimento cerebral.

A garantia de condições adequadas de nutrição, o cuidado, a atenção, a convivência e o aprendizado durante esta fase da vida fazem toda a diferença para que as funções cerebrais do indivíduo floresçam ao longo de toda a sua existência.

O programa visa implantar políticas públicas efetivas ao desenvolvimento infantil de qualidade. São diversas iniciativas que integram a iniciativa, entre elas a mobilização comunitária para a conscientização dos primeiros anos de vida, a avaliação e monitoramento contínuo.

As intervenções viabilizam a integração das três áreas de atendimento à Primeira Infância: Saúde, Educação e Desenvolvimento Social.

O programa “Primeiríssima Infância” propõe um modelo de mudança no município para que todo o sistema assuma uma nova postura com relação à Primeiríssima Infância e, para isso, seus objetivos estão relacionados à quatro eixos de atuação:  Estrutura de Governança; Desenvolvimento de Capacidades; Comunicação e Mobilização Social e Avaliação e Monitoramento.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo