“Teste da Bicicleta” começa nesta quinta

caminho para uma vida mais saudável

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 16/10/2018

“Teste da Bicicleta” começa nesta quinta-feira em Ilhabela

O teste é realizado há 40 anos no município

 

Atividade física é o caminho para uma vida mais saudável! Por isso, o Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul), realiza a partir desta quinta-feira (18), o teste da bicicleta, em Ilhabela.

O teste é um Projeto Longitudinal que acompanha a população ilhéu há 40 anos. “O projeto coordenado pelo médico Victor Matsudo estuda e acompanha o crescimento, o desenvolvimento e a aptidão física das crianças da nossa cidade. Este acompanhamento resulta em centenas de trabalhos científicos, entre eles o 1º Prêmio em Medicina Esportiva, no Congresso Científico Cultural dos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992”, salientou o prefeito Márcio Tenório.

Este é o único em toda América do Sul que acompanha o crescimento e o desenvolvimento de crianças dos 7 aos 18 anos de idade, duas vezes ao ano. “O objetivo dos testes era mostrar o impacto da desnutrição sobre a aptidão física das crianças do arquipélago. Hoje, com todas as mudanças no quadro nutricional das pessoas, ele mostra o impacto do excesso de peso ou da obesidade infantil e os transtornos que causam na aptidão física de cada um. Os testes mostram as condições físicas reais das crianças”, explicou a secretária de Educação, Yeda Lopes.

Além da bicicleta, os alunos passam por teste de força, flexibilidade, peso e altura, impulsão vertical e horizontal, agilidade e antropométrica. Quando os resultados não estão dentro do esperado, os estudantes são orientados a seguirem uma alimentação mais saudável acompanhada de atividade física e diminuir o tempo na frente de televisão, computador, videogame ou celular, não ultrapassando duas horas diárias na frente das telas. “O tempo necessário de exercícios é de pelo menos 60 minutos por dia de forma contínua e em blocos de 30 ou 15 metros”, ressaltou Victor Matsudo, presidente do Celafiscs e coordenador do projeto.

Programação

Dia 18 (quinta-feira) | das 8h às 17h

E.E. Bairro da Água Branca (público interno)

Dia 19 (sexta-feira) | das 8h às 17h

E.E. Professora Eva Esperança (público interno)

Dia 20 (sábado) | das 8h ao 12h

E.E. Professora Eva Esperança (público interno e externo)

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo