Equipe de Vigilância Epidemiológica

promove ações no combate à Dengue

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 31/10/2018

Equipe de Vigilância Epidemiológica promove ações durante o Finados no combate à Dengue

Em recente pesquisa de densidade larvária foram vistoriados cerca de 850 imóveis e detectados vários pontos de proliferação do Aedes aegypti

Orientar a comunidade sobre as precauções para se evitar a proliferação do Aedes aegypti será a missão neste feriado de Finados para a equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Ilhabela.

Com apoio dos agentes do Controle de Vetores, o trabalho a ser desenvolvido envolverá não apenas atividades educativas na região com o time do IEC (Informação, Educação e Comunicação), visando a conscientização popular, mas também a limpeza e retirada de criadouros nas imediações do Morro do Castelo, próximo ao cemitério municipal.

A iniciativa tem por principal objetivo mudar o comportamento da comunidade fixa e flutuante (moradores e visitantes), por conta da proximidade do verão, época marcada tradicionalmente pelo forte calor e períodos de chuvas, uma combinação perfeita para a proliferação do mosquito transmissor da Dengue.

Vistorias

Na última semana, a pasta finalizou a Avaliação de Densidade Larvária, levantamento preconizado pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), do Ministério da Saúde, passando 843 imóveis em vistoria, para realização do estudo, que teve como resultado o índice de 1,2.

Este número é considerado de alerta e o levantamento será utilizado para desenvolvimento de ações de combate às arboviroses, tendo sido os bairros detectados com maior número de larvas do Aedes aegypti, o Barra Velha, Água Branca, Reino, Itaguassú, Armação e Bexiga.

De acordo com o Ministério da Saúde, quando o índice obtido é menor que 1,0 o resultado é considerado Satisfatório; de 1,0 a 3,9 de Estado de Alerta; e acima de 4,0 de Alto Risco.

Para o responsável pelo departamento de Controle de Vetores, Mário Otávio de Carvalho, 85% dos criadouros do mosquito estão nos imóveis residenciais. “É necessário que a população colabore cada vez mais e promova a limpeza de seu imóvel periodicamente, não deixando água limpa acumulada”, frisou Carvalho.

Como estas ações previstas para ocorrer em 2 de novembro, os agentes de Controle de Vetores continuam com os trabalhos permanentes de combate ao mosquito ao longo do arquipélago. Semanalmente são realizadas ações de visitas em 29 Pontos Estratégicos (P.E.), ou seja, borracharias, depósitos, oficina mecânica, marianas, floricultura e galpões de materiais recicláveis. Bem como, os 51 Imóveis Especiais (I.E.), localizados na cidade, espaços com grande circulação de pessoas, a exemplo de unidades de saúde, supermercados e escolas.

A prevenção é uma das principais maneiras de evitar as doenças.

Dicas

Não jogar lixo em terrenos baldios

Encher de areia os pratinhos de plantas

Evitar plantas aquáticas

Não acumular entulho e lixo

Manter a piscina sempre tratada com cloro

Retirar a água acumulada da laje

Manter a lixeira sempre fechada

Guardar pneus em lugares cobertos

Guardar garrafas e baldes sempre virados para baixo

Lavar pelo menos duas vezes por semana, com água e sabão, os vasilhames onde é servida água para animais domésticos;

Manter bem tampados caixas e reservatórios de água

Manter a tampa do vaso sanitário abaixada

Fechar com plástico e fita adesiva, as caixas de descarga que não tiverem tampa

Fechar a tampa dos ralos internos ou cobri-los com tapetes ou objetos ao sair de casa

Substituir a bromélia por outro tipo de planta que não acumule água

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo