Campanha de combate à violência

Violência contra idosos

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 18/06/2018

Prefeitura de Ilhabela lança campanha de combate à violência contra idosos

A campanha faz alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado mundialmente

 

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, realiza durante todo o dia de hoje (15), o lançamento da Campanha Municipal de Combate à Violência contra o Idoso. A ação acontece em deferência ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho.

A Campanha consiste em duas atividades: a primeira trata-se da sensibilização da população através da veiculação de material específico sobre o tema nas redes sociais.

A segunda atividade consiste na abordagem e distribuição do material “Violação dos Direitos do Idoso”, um jornal explicativo e informativo sobre o envelhecimento saudável e os preconceitos em diversas situações. A abordagem acontece em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), mercados, hospital municipal e proximidades da balsa.

Nilce Signorini, secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, explica que a pasta promove diversas ações para a garantia dos direitos dos idosos. “O Departamento de Proteção Social Básica, por meio da oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários, realiza um trabalho fantástico. Temos ainda o serviço de atendimento para pessoas idosas com algum grau de dependência e suas famílias, que promove atividades socioeducativas e de convivência que garantem a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas que são atendidas. Temos dois espaços com esta finalidade no Município, mas nosso objetivo é planejar e executar novas ações de enfrentamento da problemática”, relata.

“Desde 1994 a Política Nacional do Idoso garante os direitos dessa parcela da população. Em 2004 entrou em vigor o Estatuto do Idoso que trouxe à tona um avanço sociojurídico de alta relevância para os mesmos. Em nossa cidade não será diferente, aos poucos estamos avançando na área e devemos melhorar e ampliar nossa rede básica de proteção”, comenta o prefeito Márcio Tenório.

O Conselho Municipal do Idoso, responsável por propor e fiscalizar os direitos da população idosa no arquipélago, planeja realizar um censo para que as necessidades da categoria sejam identificadas e futuras ações sejam sugeridas.

 

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Hoje, 15 de junho, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data, instituída pela OMS (Organização Mundial da Saúde), visa sensibilizar a sociedade em prol do combate à violência contra idosos e a disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos.

O objetivo é garantir o envelhecimento de forma saudável, tranquila e com dignidade.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo