Ilhabela se torna a primeira base

Instituto Baleia Jubarte no Estado de SP

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 16/03/2022

Ilhabela se torna a primeira base do Instituto Baleia Jubarte no Estado de São Paulo

O Instituto Baleia Jubarte e a Prefeitura de Ilhabela firmaram nesta quarta-feira (16/3), um Acordo de Cooperação que pretende alavancar as atividades de pesquisa, conservação e promoção do Turismo de Observação de Baleias na costa norte do Estado de São Paulo, a partir de uma base do Instituto, que será instalada no município com apoio da Petrobras e de um conjunto de atividades que serão desenvolvidas já a partir desta temporada.

Ilhabela é o maior hotspot de presença de cetáceos (baleias, botos e golfinhos) da costa brasileira, com nada menos do que 12 espécies já registradas na região.

Com a parceria firmada hoje, o Instituto pretende somar seus mais de 30 anos de experiência aos trabalhos que já vem sendo desenvolvidos por outras instituições parceiras, como o Projeto Baleia à Vista e o Instituto Viva Verde e Azul, que há vários anos desenvolvem ações em Ilhabela. Segundo o Presidente do Instituto, Eduardo Camargo, “será uma grande oportunidade para unirmos esforços no sentido de fortalecer a pesquisa científica dessa imensa biodiversidade marinha da região, e também de trabalharmos para colocar Ilhabela em definitivo no mapa internacional do Turismo de Observação de Baleias, uma atividade sustentável que tem o potencial de gerar centenas de empregos diretos e indiretos nas comunidades costeiras onde é praticada.

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, enxerga nessa parceria com o Instituto Baleia Jubarte a oportunidade de transformar Ilhabela no principal destino de observação de baleias e golfinhos de São Paulo e um dos principais do país. “Nos unirmos a quem mais entende e se dedica às baleias é fundamental para desenvolvermos este segmento de turismo de forma responsável e nos transformarmos numa referência nesta atividade. Este é mais um motivo para o turista vir a Ilhabela e mais uma fonte de geração de renda e trabalho em nossa cidade”.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela, Luciane Leite, firmar esta parceria agrega muito valor ao trabalho de estruturação do turismo de observação de baleias e golfinhos já iniciado no município. “Estabelecermos parcerias estratégicas com atores que se destacam neste segmento é extremamente relevante. Temos uma grande biodiversidade marinha, um trade de turismo consolidado, as jubartes já colocaram Ilhabela em sua rota de migração e temos outras espécies de baleias e golfinhos que ficam por aqui durante todo o ano, agora é somar esforços para proporcionar aos nossos turistas uma experiência inesquecível”.

Dentre as atividades planejadas para 2022 estão o recrutamento de estagiários para atividades de pesquisa de campo; a realização de curso de capacitação para operadores de Turismo e meios de hospedagem e formalização de parcerias para o Turismo de Observação; a instalação de estruturas interpretativas sobre a presença das baleias em locais selecionados da orla de Ilhabela; e a realização de um evento para marcar o início da temporada de inverno de baleias, época em que as jubartes vem aparecendo em números expressivos na região.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo