Para zerar fila pacientes com catarata

Ilhabela contrata serviço de clínica

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 07/04/2022

Para zerar fila de pacientes com catarata, Prefeitura de Ilhabela contrata serviço de clínica especializada

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a contratação de clínica especializada, referência em oftalmologia, na cidade de Caraguatatuba, para zerar a fila espera municipal nos procedimentos cirúrgicos de catarata e pterígio até o final do ano.

“Infelizmente, com a pandemia da Covid-19, estes procedimentos tiveram que ser adiados. Agora, com a retomada, estamos avançando, com cautela e cuidado necessários, para zerar a fila dos pacientes que aguardam por esta cirurgia”, explica a secretária de Saúde, Lucia Reale.

As cirurgias serão realizadas numa clínica especializada na área. Vale ressaltar que a definição da unidade se deu após credenciamento público, onde foi escolhida a clínica seguindo os critérios de qualidade, preço e proximidade.

A Secretaria de Saúde fez uma visita técnica na clínica no dia 23 de março e definiu a logística do atendimento. Todos os pacientes que estavam na fila de espera, cadastrados na Secretaria de Saúde, foram encaminhados para realizar os exames pré-operatórios (exames laboratoriais e eletrocardiograma).

De todos os pacientes – aproximadamente 44, somente de cataratas – nove estão com os exames prontos e já foram encaminhados para a clínica escolhida, onde no dia 18 de abril será realizada a avaliação, e caso os exames estiverem validados pela equipe, os pacientes seguirão para cirurgia no dia 25 de abril. Os demais pacientes que estão na fila de espera serão encaminhados assim que os exames ficarem prontos.

Os munícipes que desejam participar da campanha e ainda não estão na fila de espera, devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa e solicitar o encaminhamento ao oftalmologista, que fará o atendimento inicial, onde de acordo com a avaliação, poderá ser encaminhado ao Setor de Regulação da Secretaria de Saúde e, posteriormente, à cirurgia.

Sobre a catarata

A catarata desenvolve-se lentamente ao longo de anos e o principal sintoma é a visão embaçada, como se a pessoa estivesse olhando por um vidro opaco. Quando a catarata interfere nas atividades normais do indivíduo, o cristalino embaçado pode ser substituído por lentes artificiais transparentes, um procedimento ambulatorial seguro. Para sua realização, serão adotados todos os protocolos de segurança.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo