Alunos da E.M Eurípedes da S Ferreira

conhecem mais sobre Fazenda Engenho

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 08/04/2022

Alunos da E.M Eurípedes da Silva Ferreira conhecem mais sobre a história da Fazenda Engenho D’Água

Um dos mais importantes patrimônios culturais e históricos de Ilhabela, o Parque Fazenda Engenho D’Água, recebeu na última semana, a visita monitorada dos alunos da Escola Municipal Pref° Eurípedes da Silva Ferreira.

Cerca de 360 alunos, acompanhados de professores, tiveram acesso aos painéis que contam a história da Fazenda, retratando os anos de atividades no local, que entre os principais cultivos estava a cana-de-açúcar e produção de cachaça. Eles conheceram os alambiques, o engenho, a casa grande e os jardins.

A E.M Eurípedes da Silva Ferreira ainda tem programado mais duas visitas ao local nos dias 12 e 29 de abril, para 74 alunos da unidade escolar.

“Sem dúvidas, conhecer a história da Fazenda Engenho D’Água enriquece todo o currículo escolar de nossos alunos. Elas ficam encantadas com os materiais expostos, como a roda d’água, por exemplo. É um patrimônio de Ilhabela que resgatamos e colocamos a disposição de toda a população. Em breve teremos mais novidades”, disse o secretário de Cultura, Marquinhos Guti.

Sobre a Fazenda

Uma das joias da história de Ilhabela, a Fazenda Engenho D’Água abriga inúmeros fatores das épocas coloniais, datada no século XVII. Tombada pelo Condephat e pelo Iphan, é constituída de um terreno plano e de frente para principal avenida do município, na praia do Engenho D’Água, a cerca de 1km da Vila.

Em sua área territorial de 43.506,80m² está a casa sede, de meados do século XVIII, feita de alvenaria de pedra e cal e de pau-a-pique. A casa maior segue a tradição das ilhas atlânticas, de proporções extremamente elegantes, um sobrado avarandado percorrendo a fachada. Os porões que serviam de berço aos escravos que ali dormiam contam com seteiras (abertura na muralha, que em sua concepção permitia aos defensores lançar flechas usadas contra invasores e saqueadores da época).

São cinco construções e objetos do século XVII, todos totalmente preservados e em ótimo estado de conservação, que totalizam 2.589,81m² de área construída. Uma piscina, uma represa, dois canais de água enrocados de pedras, um aqueduto elevado, uma roda d’água, um engenho de cana de açúcar, um alambique de cobre e cinco toneis de madeira amendoim com capacidade de 20 mil litros cada, além de um trator e um caminhão ano 1932, os primeiros veículos de Ilhabela.

Programe-se!

As visitas no Parque Fazenda Engenho D’Água são gratuitas e podem ser realizadas todos os dias, das 10h às 18h. A entrada fica na avenida Pedro Paula Moraes, s/nº – Engenho D’Água.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo