Ilhabela segue firme no combate

ao mosquito Aedes Aegypti

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 25/04/2022

Ilhabela segue firme no combate ao mosquito Aedes Aegypti

As equipes do Controle de Vetores da Prefeitura de Ilhabela trabalham firme na cidade para combater o mosquito Aedes Aegypti, no objetivo de diminuir a transmissão das doenças virais, denominadas arboviroses, como é o caso da dengue, zika e chikungunya.

Com visitas diárias nos bairros, as equipes realizam a visita, fiscalização e atuação nas casas. Nos bairros onde há maior incidência de casos confirmados, a equipe do Controle de Vetores de Ilhabela (CVI) intensifica sua atuação, além de realizar o controle semanal dos PE’s – Pontos Estratégicos e IE’s – Imóveis Especiais, em número de 100 cadastros na cidade.

Outra ação que merece destaque é a fiscalização via suporte aéreo, por meio de um drone monitorado, com aerolevantamento em campo previamente estabelecido.

Nas redes sociais e nos materiais de divulgação pela cidade também segue a campanha “O inimigo agora é outro”, alertando a população sobre os cuidados necessários e como agir para eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Vale ressaltar que a equipe da CVI percorre as ruas da cidade diariamente, para conscientizar a população e realizar visitas domiciliares, onde é verificado a presença de criadouros, pesquisas de pontos estratégicos, bloqueio de transmissão, controle de criadouros e o processo de nebulização, que consiste na borrifação do veneno que combate o Aedes aegypti, eliminando a possibilidade do vetor (hospedeiro intermediário) do vírus, faça a picada em uma pessoa infectada em outras localidades e transmita para outra saudável.

Ilhabela é uma das cidades que possui um dos maiores quadros de agentes de endemia da região. A Prefeitura faz questão de ressaltar que para combater o mosquito Aedes Aegypti, a população precisa fazer a sua parte, como redobrar os cuidados com ações simples, como verificar o quintal frequentemente, tampar tonéis, barris e caixas d’água, e colocar areia em pratos de plantas, podem reduzir os casos de arboviroses na cidade.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo