Pacientes dos Caps de Ilhabela

participaram do “Intercaps”São Sebastião

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 26/05/2022

Pacientes dos Caps de Ilhabela participaram do “Intercaps” em São Sebastião

 

Os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial de Ilhabela (Caps) participaram na última terça-feira (24/5) do “Intercaps”, um encontro de intercâmbio entre os pacientes atendidos nos Caps das quatro cidades do Litoral Norte (São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba), em São Sebastião.

O encontro foi realizado na Praia Grande, em São Sebastião, em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial (18/5). No local, os pacientes participaram de passeios de bote, atividades físicas e laborais, dança, karaokê, piquenique, caminhada e muito recreação.

“Estamos garantindo que os pacientes dos Caps de Ilhabela tenham a oportunidade de saírem de suas rotinas, participando de atividades fora do município”, afirma o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

O tema “saúde mental” entrou na pauta de discussão de muitas pessoas em razão do distanciamento social, restrição de contato e o medo de adoecer, condições impostas pelo contexto pandêmico. Adentrou casas, desafiou serviços e trabalhadores, trazendo à tona questões até então negligenciadas e estigmatizadas, marcadas por um preconceito estrutural à nossa sociedade, mas que sempre estivam entre nós e atualmente se evidenciaram.

Serviços:

Em Ilhabela, a Secretaria de Saúde disponibiliza atendimentos pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps 1) e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD). São atendimentos em média cerca de 1000 pacientes.

Quem deseja atendimento, deve procurar a unidade de saúde mais próxima. No local, o enfermeiro da equipe irá acolher a demanda. Após a avaliação, o paciente será direcionado para atendimento de acordo com as necessidades em saúde mental.

No caso de demanda com maior complexidade, existe a necessidade de intervenção especializada, e com isso o mesmo será encaminhado para o hospital ou Atenção Secundária do município, composta por três serviços de Saúde Mental, o Ambulatório de Saúde Mental, os Centros de Atenção Psicossocial, o Caps I e Caps AD (Álcool e Drogas).

 

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo