Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela
Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

Secretaria de Cultura solicita a Iphan

Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela

Secretaria de Cultura solicita ao Iphan os acervos arqueológicos dos naufrágios em Ilhabela para exposição no futuro Museu Náutico

A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Ilhabela solicitou, via ofício, ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a guarda permanente dos acervos arqueológicos provenientes dos naufrágios em Ilhabela e que estão sob a guarda de outras instituições.

A solicitação se deve em função da criação do Museu Náutico de Ilhabela, que será no prédio da antiga Cadeia e Fórum, na Vila, centro histórico da cidade, e que está tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

De acordo com o ofício enviado ao Iphan, no Museu Marítimo de Santos e Fundação Museu de História, Pesquisa e Arqueologia do Mar (Fundamar), há acervos dos naufrágios em Ilhabela do Príncipe de Astúrias, Dart, Velasquez, hathor, Aymoré, Therezina, São Janeco e Concar. 

A Secretaria de Cultura reforça no ofício enviado ao Iphan que a complementação do acervo seria de grande importância na constituição do Museu Náutico de Ilhabela e uma sinalização para o fim das ações de pirataria em naufrágios na região.

Museu Náutico de Ilhabela

Em outubro do ano passado (2022), um dos ícones da arquitetura local e peça fundamental da história da cidade, a antiga Cadeia e Fórum de Ilhabela voltou a ser administrado pela Administração Municipal. Em breve, será instalado no local o Museu Náutico de Ilhabela.

“Este é um importante prédio histórico da cidade e vamos proporcionar mais um local, de grande relevância histórica, para visitação, fomentando o turismo na cidade”, destacou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

A antiga Cadeia e Fórum de Ilhabela é um edifício antigo, localizado no centro histórico da cidade. Construído em 1914, antigamente no andar térreo funcionava uma cadeia e, no superior, havia o Fórum da cidade. Seu estilo tem como principal característica a arquitetura eclética. Atualmente, ele é tombado pelo Governo e considerado patrimônio histórico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela

ilhabela@tudoemilhabela.com.br

http://

Comentários

Voltar ao Topo