Tarde de autógrafos do livro é sucesso

livro “Pequeno guia de aves de Ilhabela”

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 26/10/2018

Tarde de autógrafos do livro “Pequeno guia de aves de Ilhabela” é sucesso na cidade

Foto: Ronald Kraag

A obra tem cerca de 60 páginas e mais de 20 espécies de aves identificadas pelos alunos

 

Os holofotes estavam todos voltados para os alunos da E.M. Professor José Benedito, nesta quarta-feira (24), no lançamento e tarde de autógrafos do livro “Pequeno Guia de aves de Ilhabela”, produzido por eles.

A obra tem cerca de 60 páginas e mais de 20 espécies de aves identificadas pelos alunos, e é o resultado final do projeto idealizado pela professora, Taluana Torres, e implantado na escola, o “Mata Atlântica: Fauna e Flora de Ilhabela”. “É um livro feito com muitas mãos, e cada uma delas foi muito importante até chegarmos neste evento. Realizamos muitas atividades, como trilhas no Parque Estadual, pesquisas, histórias em quadrinhos e outras. Depois dos passeios cada aluno ficou responsável por desenhar um pássaro avistado, pesquisar sobre ele e fazer uma pequena poesia”, explicou Taluana.

Os alunos ficaram encantados e fizeram agradecimentos a equipe escolar, aos colaboradores e em especial ao “Joãozinho do Parque”, que faleceu no início deste ano, mas que foi representado na cerimônia pela sua família. “O Joãozinho contribuiu muito para o trabalho dessas crianças, ensinando sobre a toda a flora e a fauna de nossa cidade. Fico orgulhosa e emocionada em ver o sentimento de pertencimento dos alunos com a cidade”, disse a diretora da unidade, Lenice Garcêz.

Uma mesa foi montada para que os escritores e ilustradores autografassem a obra. “Tenho certeza que elas estão muito mais radiantes do que nós que apreciamos este lindo trabalho. Não há como ficar indiferente ao meio ambiente e sua preservação, uma vez que moramos em uma ilha, onde mais de 80% da Mata Atlântica está preservada. As escolas têm autonomia para desenvolverem projetos e ações que colaborem para essa preservação e também pela disseminação do conteúdo que os alunos aprendem. A Secretaria de Educação apoiou esse projeto pela grande contribuição que ele deu à educação de nossos alunos”, declarou a secretária de Educação, Yeda Lopes.

As aves fazem parte da paisagem do arquipélago, tendo mais de 300 espécies catalogadas. A atual administração tem investido no ecoturismo, tendo participado em feiras como a Avistar, que é a maior feira de observação de aves da América Latina.  Além, disso está previsto no PPA (Plano Plurianual), a construção de seis torres na área do Parque Estadual exclusivas para a prática birdwatching (observação de aves).

O evento também contou com a presença da secretária de Meio Ambiente, Maria Salete Magalhães, dos diretores pedagógicos da Secretaria de Educação, João Paulo Souza e Vilma Barreto; funcionários do Parque Estadual, e também dos alunos, pais (ou responsáveis), equipe escolar e comunidade.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo