Prefeitura de Ilhabela dá início

à Semana do Meio Ambiente 2022

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 09/06/2022

Prefeitura de Ilhabela dá início à Semana do Meio Ambiente 2022

Prefeito Toninho Colucci destaca investimentos na área e principalmente no saneamento básico

O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, realizou nesta quinta-feira (9/6), no auditório do Paço Municipal, a abertura da Semana do Meio Ambiente 2022, que tem como objetivo conscientizar a população da importância da preservação do meio ambiente.

Toninho Colucci destacou que o Meio Ambiente é uma das prioridades do governo, e aproveitou a oportunidade para destacar os investimentos na área. “Estou muito feliz em comemorar a ‘Semana do Meio Ambiente 2022’, com o anúncio do investimento de R$ 2 milhões na comunidade do Bonete. Esta é mais uma das ações que mostram nossa preocupação com as questões ambientais em toda a cidade, em especial nas comunidades tradicionais caiçaras”.

Colucci salientou que os investimentos de obras no saneamento básico da cidade totalizam cerca de R$ 42 milhões e que já devem gerar um efeito positivo para as próximas temporadas. “O saneamento tem que ser para todos. Além de contemplar a comunidade do Bonete, os moradores da região sul, logo contarão com a ETE – Estação de Tratamento de Esgoto, localizada no bairro da Feiticeira, que atenderá também os bairros do Ilhote, Portinho e Julião, coletando e tratando de 7 a 9% do esgoto. Até agosto, abriremos a licitação com investimento de mais de 20 milhões, para a estação de tratamento da Praia Grande, que também receberá o esgoto dos bairros: Bexiga, Curral, Veloso e São Pedro. Essa estação terá capacidade para tratar cerca de 10% do esgoto da cidade”.

Com 100% de saneamento Ilhabela garantirá a sua principal fonte de geração de emprego e renda: o turismo. “Priorizando o saneamento, estamos priorizando também, a nossa indústria que é o turismo, não podemos ter praias poluídas, dependemos delas para que a população tenha empregos e consiga manter suas famílias, durante o ano todo”, finalizou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

Já a secretária de Meio Ambiente, Kátia Freire destacou que a preservação ambiental é um dever de todos e tem que ser feita diariamente.

“Somos privilegiados por morar em um local com 85% da Mata Atlântica preservada. Depende de todos nós a preservação da nossa cidade, a natureza de Ilhabela fomenta o turismo. Até domingo teremos diversas ações, como palestras, plantio de árvores e orientações porta a porta. Esperamos que muitas pessoas possam participar”.

Após as falas das autoridades, a programação da “Semana do Meio Ambiente 2022” seguiu com a palestra “Legislação e Fiscalização Ambiental” com o 1° Sargento Sérgio Domingos de Santana (Polícia Militar Ambiental), com o apoio do Sargento Miquéias; e palestra “Biologia, identificação e acidentes com peçonhentas” com o biólogo Marcelo Ribeiro Duarte (Laboratório de Coleções Zoológicas do Instituto Butantan).

Entre as autoridades presentes estavam a gestora do Parque Estadual de Ilhabela, Marinês Fazzini, que agradeceu o apoio da Administração Municipal, com a infraestrutura, equipamentos e pessoal; e o Capitão de Fragata, André Luís Abreu Castelo Soares, que elogiou a iniciativa da pasta com a preocupação com o Meio Ambiente e destacou o trabalho com as escolas de ensinar a reutilizar e reciclar.

A Semana do Meio Ambiente 2022 é uma importante ação instituída pela lei 746/2009, na qual estabelece o calendário ambiental tendo o mês de junho as datas em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e ao Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho). A Semana do Meio Ambiente tem como objetivo conscientizar a população da importância da preservação do meio ambiente.

A programação da “Semana do Meio Ambiente” segue até o dia 12 de junho (domingo), confira:

Sexta-feira – 10 de junho

Local: Auditório municipal “Pasquale Colucci”, no Paço Municipal

9h30 – Palestra “Como as mudanças climáticas afetam os animais marinhos” com a bióloga Amanda Fernandes (Bióloga Marinha e Doutora em Ecologia e Conservação da Biodiversidade).

14h30 – Palestra “Incêndios Florestais e seus impactos” com Capitão da Polícia Militar, Newton Krüger (Comandante do 4° Subgrupamento de Bombeiros do Litoral Norte).

Sábado e Domingo – 11 e 12 de junho

8h às 12h – Enriquecimento Florestal do “Morro dos Mineiros” – Local: Final da rua do Morro da Cruz (Entrada do Parque Estadual)

9h às 14h – Oficinas e Exposições Ambientais na quadra da E.M Waldemar Belisário – Local: Rua Nova Dois, 1 – Itaguaçu

 

 

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo