Trabalho em equipe garante sucesso

mês náutico em Ilhabela

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 30/07/2018

Trabalho em equipe garante sucesso do mês náutico em Ilhabela

Sinergia entre Secretarias colocou o Race Village em funcionamento. Com área total de cinco mil metros quadrados, o espaço garantiu integração da comunidade e turistas

Shows, palestras, exposições, cinema e transmissão ao vivo de regatas, além da participação da Marinha do Brasil e parceiros ligados à ecologia, contribuíram para o sucesso do maior evento náutico da América Latina: a Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

Com cinco mil metros quadrados, o Race Village – armado no Centro Histórico da cidade – , integrou comunidade e turistas à prova, graças à integração entre as secretaria municipais, ponto chave do sucesso registrado desde o seu primeiro dia de funcionamento.

“Essa sinergia tem sido fundamental para o sucesso das ações do mês náutico, especialmente do espaço de integração entre comunidade, velejadores e turistas instalado no Centro Histórico de Ilhabela”, atestou o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini. “Gostaria de agradecer pelo engajamento e sinergia dos servidores públicos de todas as nossas secretarias que permitiram a realização deste grande evento”, disse referindo-se às 13 pastas municipais.
Em conjunto com a Secretaria  de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, participaram diretamente das ações do mês náutico e Race Village mais de 150 pessoas das secretarias de Cultura, Esporte e Lazer, Administração, Educação, Gestão Financeira, Planejamento e Gestão Estratégica, Meio Ambiente, Saúde,  Serviços Urbanos, Desenvolvimento e Inclusão Social, Planejamento Urbano, Obras e Habitação e Advocacia Geral do Município.

“Uma ativação como o Race Village exige planejamento e ações 360 graus. Por exemplo, precisamos pensar, planejar e viabilizar desde instalações elétricas, parte hidráulica, coleta de lixo, limpeza pública, isolamento e orientação de trânsito e segurança, somente para citar alguns fatores básicos de estrutura. Isso sem contar ações diretas, como organização das regatas, parcerias com empresas, promoção de palestras, contratações de shows, entre outras ações”, disse o secretário, lembrando a importância do profissionalismo exigido dos prestadores de serviço e a parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, mais especificamente com restaurantes, lojas e rede hoteleira. “Sem a união entre todos estes envolvidos, o evento não teria sido o sucesso que foi”, ressaltou Fazzini.

José Roberto de Jesus, secretário de Esporte e Lazer, também elogiou a integração entre as diferentes áreas da Prefeitura. “Desde o ano passado, unificamos os calendários esportivo, cultural e turístico da cidade. Isso permitiu planejar e executar melhor todo o trabalho. Por exemplo, promovemos a tradicional Semana de Vela ao mesmo tempo em que sediamos os 62º Jogos Regionais, em parceria com São Sebastião , recebendo oito mil atletas de 38 municípios. Ilhabela recebeu delegações de 16 cidades, com cerca de quatro mil atletas na Barra Velha. Estou muito feliz porque os dois eventos esportivos foram um sucesso”, comemorou.

Além da Semana de Vela, o mês náutico de Ilhabela contou com a 45ª Semana de Monotipos e Ilhabela Boutique Boat Show. “Nossas ações sempre visam fomentar a visitação de turistas na baixa temporada e, em julho, ratificamos a condição de Ilhabela como a Capital Nacional da Vela. Nossa expectativa é receber 100 mil visitantes até o final deste mês”, observou o secretário Fazzini e levou em consideração à importância, também, da exposição internacional “A Beleza na escultura de Michelangelo”, que permanecerá aberta ao público até outubro.

Instalada no Centro Cultural da Vila, a mostra reúne obras como estátuas, bustos e relevos em gesso, produzidos a partir dos originais do artista italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte ocidental. A entrada é grátis, de segunda a quinta-feira, das 9h às 18h, e de sexta a domingo, entre 9h e 22h.

Samba na Vila

Diogo Nogueira reuniu cinco mil pessoas para um animado show no Race Village na noite de sexta-feira (27). O cantor foi a principal atração do espaço instalado no Centro Histórico da cidade. No show do sambista, turistas e moradores acompanharam os seus grandes sucessos, clássicos da música nacional e de seu mais recente trabalho, ‘Munduê’, lançado em 2017, além de canções consagradas de artistas como Djavan e Zeca Pagodinho, entre outros.

Palestra

Os jornalistas Carol Barcellos e Clayton Conservani também marcaram presença no Race na noite de sábado (28), onde ministraram a palestra “Desafios Extremos”, contando sobre suas aventuras pelo mundo em destinos radicais. Mais cedo,  às 17h, o público pode prestigiar a palestra “Antártica – entre o fim e o começo”, com o navegador Charlie Flesch. As duas atividades integraram a agenda da Flai ( Feira Literária de Aventura de Ilhabela). A noite foi encerrada com a premiação da 45ª Semana de Vela de Ilhabela.

As regatas da Semana de Vela de Ilhabela terminaram no sábado, e as atividades culturais, no domingo (29), com dois shows no Race Village, com Cesar Medina Music e a banda Brisa.

Cinema atraiu mais de 10 mil pessoas

Com 146 sessões ao longo de julho, o Cinema instalado no Race Village recebeu a impressionante marca de 10,5 mil espectadores. Com exibições diárias (nos horários de 10h, 12h, 14h20, 16h30, 18h50, 21h10 e 23h20) e seleção variada de filmes, a sala de projeções atraiu público variado, de crianças a adultos. Uma das marcas da iniciativa, que contou com a parceria da Paris Filmes, foi a valorização da produção nacional.

Outras atrações no Race Village

Além das atividades noturnas, o espaço instalado no Centro Histórico teve atrações grátis ao longo do dia, como o estande da Marinha do Brasil. No espaço foi possível conferir histórias de grandes naufrágios no Brasil, vídeos curtos a respeito do serviço naval, quadro expondo os mais famosos nós de marinheiro, itens relacionados a mergulho e navegação, além de uma maquete de aproximadamente 1,5m de comprimento representando o submarino nuclear da Marinha do Brasil, projeto que, se aprovado, deve ficar pronto em 2028.

O Race Village ainda reuniu estandes de Moda Sustentável, onde foi possível conhecer e comprar produtos confeccionados a partir de roupas jeans e retalhos feitos por um projeto nascido em 2017, na ilha, e posteriormente unido à ONG Florescer, de São Paulo. No espaço do ‘Meu Copo Eco’ foram oferecidos copos para compra ou ‘aluguel’ (pagando um caução se recebeu o dinheiro de volta na devolução). No estande do Turismo – Circuito Litoral Norte, foi feita a inscrição para a embarcação que diariamente zarpou do Píer da Vila, para acompanhar as regatas). Para as crianças, a Flai ofereceu livros variados, muito desenho para colorir e uma oficina de slackline com vista privilegiada para o mar.

Turismo

Ilha marítima localizada no Litoral Norte do Estado de São Paulo, Ilhabela é um paraíso para o turismo. Reúne belezas naturais como as 40 praias, distribuídas em 130 quilômetros de costa, e montanhas cobertas por vegetação nativa, uma das maiores reservas de Mata Atlântica do planeta. Em sua natureza exuberante se espalham várias cachoeiras. Conta com aconchegantes pousadas e hotéis e mantém um agitado calendário esportivo, cultural e gastronômico o ano inteiro.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo