Comitê da Primeiríssima Infância

discute gestação, parto e amamentação

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 02/08/2018

Comitê da Primeiríssima Infância de Ilhabela discute sobre gestação, parto e amamentação

Encontro reuniu sociedade civil e profissionais da saúde

 

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde e o Comitê da Primeiríssima Infância, reuniu na manhã de ontem (1º), no auditório do Paço Municipal, representantes da sociedade civil e profissionais de saúde para formação em gestação, parto e amamentação.

Para a articuladora do programa São Paulo Pela Primeiríssima Infância, Lara Passos, o objetivo da formação “é atender o bem-estar físico, emocional e psíquico da gestante e da família, que vai receber o ser que está sendo gerado”.

Durante a formação, os participantes realizaram atividades em grupo, trocando experiências e vivências. “As ações do Primeiríssima visam proporcionar o melhor para as gestantes e crianças desde o ventre até os três anos de idade”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

 

São Paulo Pela Primeiríssima Infância

O programa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

Entre os principais objetivos do Programa estão, melhorar a qualidade do atendimento e dos cuidados oferecidos às gestantes e às crianças, promover o trabalho integrado entre os vários setores envolvidos e mobilizar a sociedade para importante fase da vida.

O período que abrange da gestação aos três primeiros anos de vida foi escolhido pelo programa devido as descobertas recentes da neurociência, que apontam esta fase como a mais relevante em relação ao desenvolvimento cerebral.

A garantia de condições adequadas de nutrição, o cuidado, a atenção, a convivência e o aprendizado durante esta fase da vida fazem toda a diferença para que as funções cerebrais do indivíduo floresçam ao longo de toda a sua existência.

O programa visa implantar políticas públicas efetivas ao desenvolvimento infantil de qualidade. São diversas iniciativas que integram o programa, dentre elas a mobilização comunitária para a conscientização dos primeiros anos de vida, a avaliação e monitoramento contínuo.

As intervenções viabilizam a integração das três áreas de atendimento à Primeira Infância: Saúde, Educação e Desenvolvimento Social.

O Programa Primeiríssima Infância propõe um modelo de mudança no município para que todo o sistema assuma uma nova postura com relação à Primeiríssima Infância e, para isso, seus objetivos estão relacionados à quatro eixos de atuação:  Estrutura de Governança; Desenvolvimento de Capacidades; Comunicação e Mobilização Social e Avaliação e Monitoramento.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo