Museu Waldemar Belisário recebeu mais de

10,3 mil visitas de agosto a dezembro

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 06/01/2022

Museu Waldemar Belisário recebeu mais de 10,3 mil visitas de agosto a dezembro de 2021

Exposição definitiva da Congada de Ilhabela é um dos destaques do Museu Waldemar Belisário

O Museu Waldemar Belisário, localizado na Vila – centro histórico de Ilhabela, recebeu a visita de mais de 10,3 mil pessoas no período de 25 de agosto à 31 de dezembro de 2021. O local é um dos principais atrativos turísticos e culturais da cidade. 

O espaço conta com importantes exposições que engrandecem e valorizam a cultura local como o tradicional 43º Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário. Este ano, o evento contou com a participação de artistas regionais e internacionais, além de reunir 293 obras do artista oriundas dos mais diversos locais do Brasil, sendo o recorde de participação em 43 anos. 

Outro destaque é a exposição “Congada de Ilhabela”, que traz obras que retratam a história desta importante manifestação cultural que se repete todos os anos, há mais de um século e meio na cidade. Na mostra, estão expostas fotografias do acervo da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela, bonecos da congada feitos de papel machê pela artista Débora de Paula, o tradicional Mastro de São Benedito, um quadro de São Benedito pintado à óleo pelo artista Giba Ilhabela e instrumentos musicais usados durante os bailes, como a Marimba.

No local é possível também conferir a mostra “Vida e Obra de Waldemar Belisário” e ainda conferir a exposição de réplicas e histórias de navios como o Velasquez, que naufragou em 1908 próximo a Ponta da Sela e Príncipe de Astúrias que naufragou em 1916 na região da Ponta da Pirabura. Há também réplicas de um Filibote (tipo de navio de carga Holandês dos séculos XVI a XVIII), Nau Portuguesa (do período das grandes navegações do século XV) e Embarcação Fenícia (na história da construção das primeiras embarcações que utilizava o remo como elemento motor), Cisne Branco da Marinha do Brasil, entre outros.

O Museu leva o nome do primeiro artista plástico a escolher a cidade de Ilhabela para viver e produzir suas artes. Waldemar Belisário morou no arquipélago entre 1930 e 1942, onde viveu em uma casa humilde na Baía de Castelhanos e se casou com Celina Cerqueira, professora pública da escolinha que funcionava na casa do casal.

Serviço:

Localizado na Avenida Pedro de Paula Moraes, nº 139, na Vila, o Museu Waldemar Belisário fica aberto de segunda a quinta-feira das 9h às 18h; e de sexta a domingo, das 9h às 21h.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo