Fazenda Engenho D’Água encerra 2021

mais de 8 mil visitas desde reabertura

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 06/01/2022

Fazenda Engenho D’Água encerra 2021 com mais de 8 mil visitas desde reabertura

O Parque Fazenda Engenho D’Água, patrimônio histórico e cultural de Ilhabela, contou com a visitação de mais de 8,6 mil pessoas desde a sua reabertura em 22 de setembro do ano passado. O local tem sido um atrativo para cerca de 6,3 mil turistas e 2,2 mil moradores, além de receber mais de 740 alunos da rede pública de ensino para que aprendam mais sobre a cultura local.

Quem visita conhece um pouco sobre sua trajetória por meio de uma exposição com 24 painéis, que retratam os anos de atividades da Fazenda, que entre os principais cultivos estava a cana-de-açúcar e produção de cachaça. Os visitantes podem ter acesso e conhecer os alambiques, o engenho, a casa grande e os jardins.

Além das visitações, a Fazenda Engenho D’Água foi um ponto de eventos culturais como lançamento de livros, exposições e foi sede principal do Ilhabela Bird Week, evento que promove a valorização do nosso patrimônio ambiental e também da Semana da Consciência Negra, já que o local faz parte da cultura afro local.

Uma das joias da história de Ilhabela, a Fazenda Engenho D’Água abriga inúmeros fatores das épocas coloniais, datada no século XVII. Tombada pelo Condephat e pelo Iphan, é constituída de um terreno plano e de frente para principal avenida do município, na praia do Engenho D’Água, a cerca de 1km da Vila.

Em sua área territorial de 43.506,80m² está a casa sede, de meados do século XVIII, feita de alvenaria de pedra e cal e de pau-a-pique. A casa maior segue a tradição das ilhas atlânticas, de proporções extremamente elegantes, um sobrado avarandado percorrendo a fachada. Os porões que serviam de berço aos escravos que ali dormiam contam com seteiras (abertura na muralha, que em sua concepção permitia aos defensores lançar flechas usadas contra invasores e saqueadores da época). 

São cinco construções e objetos do século XVII, todos totalmente preservados e em ótimo estado de conservação, que totalizam 2.589,81m² de área construída. Uma piscina, uma represa, dois canais de água enrocados de pedras, um aqueduto elevado, uma roda d’água, um engenho de cana de açúcar, um alambique de cobre e cinco toneis de madeira amendoim com capacidade de 20 mil litros cada, além de um trator e um caminhão ano 1932, os primeiros veículos de Ilhabela.

Programe-se!

As visitas no Parque Fazenda Engenho D’Água podem ser realizadas de quarta a sexta-feira, das 10h às 15h, e aos sábado e domingos, das 10h às 18h. A entrada fica na avenida Pedro Paula Moraes, s/nº – Engenho D’Água.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo