Exposições culturais são uma das

atrações do fim de semana em Ilhabela

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 03/06/2022

Exposições culturais são uma das atrações do fim de semana em Ilhabela

Aproveitar o fim de semana visitando exposições culturais pode ser uma boa ideia de passeio. Em Ilhabela, quatro exposições, com temas distintos, mas igualmente enriquecedores estão à mostra, gratuitamente.

A exposição Baleias e Golfinhos de Ilhabela segue até setembro, no prédio da antiga Cadeia e Fórum na Vila. Esta exposição tem como intuito mostrar a riqueza em animais do nosso mar, de forma atrativa e artística, sendo um trabalho fantástico e resultado da união entre a Prefeitura de Ilhabela e as principais instituições do segmento que atuam na cidade. A exposição conta com fotos de cooperadores do Projeto Baleia à Vista e Projeto Baleia Jubarte, além de desenhos dos alunos da rede pública de ensino. Uma maneira incrível de mergulhar sem se molhar e contemplar a diversidade marinha de Ilhabela.

A exposição está aberta todos os dias da semana, das 10h às 19h de domingo a quarta e das 11h às 20h de quinta a sábado.

Na sede da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela, a artista caiçara Edilaine Cruz, está expondo suas obras que guardou consigo desde as primeiras criações até os dias de hoje. A exposição “Em Toda Criação” traduz em forma de arte a visão de amor e sabedoria advinda de Deus, segundo a artista. Edilaine produz obras em óleo sobre tela e dedica-se a aprimorar a técnica de pintura realista, baseando-se na natureza, retrata desde paisagens marinhas a flores e animais selvagens. É uma oportunidade imperdível para visualizar o mundo através de uma lente diferente.

Ainda na sede da Fundaci, a artista plástica Gabriela Padovan Salgueiro, mais conhecida como “Bi Salgueiro”, estará apresentando a exposição “Caminhos”. Nesta exposição, a artista retrata uma ligação entre os seus trabalhos antigos que tinham como foco a relação do homem para com a natureza. Ao se inspirar no livro “A teia da vida”, de Fritjof Capra, a artista faz a relação entre o Eu e o todo, discutindo através do seu trabalho a individualidade de cada ser humano.

O horário para visitação das exposições é das 9h às 18h (durante a semana) e das 15h às 21h (aos finais de semana). A sede da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci) fica na rua Dr. Carvalho, 80 – Vila.

No Centro Cultural da Vila, está à mostra a exposição “Sob Ataque”, do Coletivo Garapa. A exibição conta com fotos de acervos documentais distintos e registros fotojornalísticos contemporâneos. A exposição vem a partir de uma fotografia do imóvel da Rua Helvetia, 2, no Centro de São Paulo, alvo de um bombardeio durante a Revolução Paulista de 1924. Tem como intuito relatar explosões e episódios de violência que ocorreram no local em questão ao longo dos anos, resultando na formação de locais como a Cracolândia. Um conjunto de fotografias criadas pelo Coletivo Garapa também fará parte da exposição, derivadas de encenações de explosões na região, registros históricos sem autoria declarada e imagens de fotojornalistas contemporâneos. As imagens observadas são uma fonte de reflexão acerca de tensões históricas e seus impactos na atualidade.

O Centro Cultural da Vila está localizado na rua da Padroeira, 140, Vila – Centro Histórico de Ilhabela e fica aberto (das 9h às 18h) de segunda a quarta-feira e (das 9h às 21h) de quinta a domingo. A exposição estará acessível em Ilhabela até o dia 19 de junho.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo