contrato de monitoramento por drones

ampliar fiscalização de áreas

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 11/08/2022

Prefeitura firma contrato de monitoramento por drones para ampliar fiscalização de áreas de ocupação irregular em Ilhabela

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci assinou nesta semana um contrato com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, Instituição Científica e Tecnológica e de Ensino Superior (IBRV) para viabilizar uma fiscalização mais efetiva das áreas com ocupação irregular no município. O monitoramento será feito por meio de drones que vão emitir fotos e mapas digitais de alta resolução e compilados em um sistema inteligente de gestão.

De acordo com a proposta, os dados e análises rápidas devem servir de base para apoiar a prefeitura na tomada de decisões e consequentemente conter as ocupações irregulares. “Temos um compromisso no nosso plano de governo que é fiscalizar e conter invasões de terra. Além disso, a nova tecnologia vai possibilitar que no futuro Ilhabela seja um território inteligente, com ferramentas adequadas para planejarmos ações de monitoramento e prevenção em todo o âmbito do governo municipal”, salienta o prefeito.

O investimento é de R$ 2,2 milhões e a gestão do projeto ficará a cargo da secretaria de Habitação e Gestão Territorial. O secretário da pasta, Thiago Santos ressalta que a medida também responde ao Termo de Ajustamento de Conduta firmado pela prefeitura (na gestão anterior) e Ministério Público.

Sustentabilidade

O monitoramento das ocupações irregulares é apenas uma das ações do projeto, que resultará na criação de um ecossistema de inovação no município. Os equipamentos utilizados para o monitoramento serão dotados de tecnologia IoT – Internet of Thing (Internet das Coisas), permitindo a conexão com outros equipamentos e aplicações, como, por exemplo, na área da segurança pública.

A ampliação do investimento de recursos públicos em pesquisa e desenvolvimento é uma recomendação da Agenda 2030 da ONU – Organização das Nações Unidas, que apresenta os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, orientadores das políticas públicas no município de Ilhabela.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo