Nota oficial Prefeitura de Ilhabela

Sobre a balneabilidade das praias

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 31/01/2019

Nota oficial

Com relação ao recente resultado da balneabilidade das praias de Ilhabela, a Prefeitura de Ilhabela informa que até mesmo a Cetesb atribui as bandeiras vermelhas à chuva da última sexta-feira (25).

Nesse dia, foi registrado um acumulado superior a 100 mm de chuva, que literalmente lavou as ruas da cidade e levou a água suja para o mar.

A coleta de amostras pela Cetesb ocorreu na manhã do dia seguinte (26), e foi justamente essa coleta de todas as amostragens do período que deu o pior resultado, que culminou com as bandeiras vermelhas.

De acordo com o órgão estadual, os temporais levaram para a praia as águas poluídas com dejetos gerados pelo esgoto não coletado.

Para a Prefeitura, é mais do que evidente que ocorreu o fenômeno da poluição difusa, provocada, inclusive, pelo transbordamento de fossas mal cuidadas, entre outros.

Não é a primeira vez que todas as praias monitoradas ficam impróprias em Ilhabela. Já houve situações semelhantes nos verões de 2016/2017 e 2018. A Cetesb, associa a piora da balneabilidade às chuvas intensas de novembro ao final de janeiro.

A Prefeitura também informa que montou uma “força tarefa” (Polícia Ambiental, Polícia Militar, secretarias de Meio ambiente, Planejamento Urbano, Obras e Habitação, Gabinete, Administração, Defesa Civil e Fiscalização), para combater qualquer tipo de lançamento clandestino de fossa e esgoto que possam chegar ao mar, rios e cachoeiras, e assim tentar conter a poluição nas praias de Ilhabela. Os lançamentos clandestinos serão notificados às autoridades estaduais como MP e Cetesb.

Essa comissão vai fiscalizar, monitorar e tomar todas as medidas legais para coibir lançamentos clandestinos de esgotos, principalmente em localidades onde não exista ainda sistema público de coleta e tratamento, locais onde o tratamento e disposição dos esgotos de acordo com a lei são de responsabilidade dos proprietários de imóveis residenciais e comerciais.

A Administração Municipal, com apenas dois anos, reafirma o empenho de recuperar o tempo perdido pela falta de grandes investimentos em saneamento há 20 anos. Nunca se investiu tanto, como na atual gestão. São mais de R$ 160 milhões nessa área.

Ações a médio e longo prazos estão em andamento, como projetos de regularização fundiária e implantação de redes de coleta, elevatórias e cinco estações de tratamento de esgoto.

Em apenas dois anos, estão sendo realizadas obras de sete quilômetros de rede de esgoto e de água, na região Sul, da Ilha da Cabras ao bairro Portinho, mais de sete milhões de investimentos; já está em licitação mais 23 quilômetros de rede esgoto do Julião ao bairro Veloso, investimento de R$ 26 milhões; e também projetos que receberam recentemente o licenciamento ambiental – as estações de tratamento de esgoto nos bairros Feiticeira, Praia Grande, Santa Terezinha, Costa Bela, Reino, Buraco Fundo e Armação, que representam grandes avanços na universalização do saneamento.

A atual gestão também está investindo em dois grandes reservatórios de água, que serão ampliados (Green Park, de 50 mil litros para 1 milhão de litros; e do sistema Pombo, no bairro Bexiga, de 150 mil litros para 1 milhão de litros).

A Prefeitura ainda aguarda a entrega dos projetos executivos da Sabesp para troca de toda a rede adutora de água, mais de 45 quilômetros, que vai atender toda a extensão da Praia da Pacoíba ao bairro Borrifos, conhecido como sistema Norte-Sul.

Foi a atual Administração que apresentou à Sabesp a proposta de reduzir o prazo da universalização do saneamento no arquipélago de 30 para seis anos e tem um compromisso assumido pelo atual ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, secretaria estadual, Sabesp e Cetesb, para agilizar todos os projetos e investimentos voltados a esse objetivo.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo